Internacionalização em Jogos de Empresas: Um estudo aplicado sobre os efeitos da exportação no desempenho

Autores

  • Rhaíssa Maria Lemos Universidade Federal Fluminense
  • Diego Carvalho Alves Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

LAGOS, Internacionalização, Uppsala, Exportação.

Resumo

O presente artigo possui como objetivo analisar o desempenho da empresa simulada em
momentos distintos, expondo um cenário onde a organização começa a ter dificuldades em
escoar seu estoque, por consequência da saturação da demanda no mercado interno e dos
preços elevados. Foi realizado um estudo de caso qualitativo, que possui como problema de
pesquisa a questão da internacionalização gerar ou não benefícios no desempenho de uma
empresa simulada. No momento em que a exportação se torna uma das saídas para
aumentar o resultado da empresa, foi criada uma possibilidade de vender o seu estoque no
mercado interno com uma menor margem líquida unitária e de ampliar sua participação no
mercado externo. Como conclusão, os custos da exportação são evidentemente altos,
entretanto, auxilia na estratégia de reduzir os estoques e aumenta o faturamento. Porém, a
internacionalização a curto-prazo não gerou impactos espressivos, pois é um processo de
longo prazo.

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Publicado

2015-08-24

Como Citar

LEMOS, Rhaíssa Maria; ALVES, Diego Carvalho. Internacionalização em Jogos de Empresas: Um estudo aplicado sobre os efeitos da exportação no desempenho. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/123. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados