Sociometria nos Jogos Empresariais Simulados: Um Estudo das Interações entre o Indivíduo e o Grupo
Palavras-chave:
SOCIOMETRIA, Indivíduo, Grupo, Time, Equipe, Jogos EmpresariaisResumo
O presente artigo procurou estudar os indivíduos e as empresas dentro do ambiente organizacional simulado. Classificou-se os diretores das empresas em grupos, times ou equipes e para isso optou-se pela utilização de um questionário para a turma de graduação de Administração na Universidade Federal Fluminense do Pólo de Volta Redonda, sendo orientados a responder a treze perguntas para a coleta de dados. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e aplicado. O objetivo do estudo foi entender se no ambiente simulado de jogos organizacionais, as amizades interferem ou não nos resultados das empresas, ou seja, se os diretores tendem a beneficiar seus amigos a obterem um bom resultado nos jogos simulados. Foi aplicada também a Sociometria, um estudo que classifica os indivíduos em panelas, pontes, estrelas ou integrantes isolados. Conclui-se que a maioria dos diretores se encaixavam em times e a minoria em grupos e equipes, entretanto, alguns diretores não responderam a pesquisa, tornando o ambiente simplificado e não real em si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.