Sociometria nos Jogos Empresariais Simulados: Um Estudo das Interações entre o Indivíduo e o Grupo

Autores

  • Rayanne Paraizo de Abreu Silva Universidade Federal Fluminense
  • Bruno Koenigkan Lopes Universidade Federal Fluminense
  • Letíca Duarte Andrade Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

SOCIOMETRIA, Indivíduo, Grupo, Time, Equipe, Jogos Empresariais

Resumo

O presente artigo procurou estudar os indivíduos e as empresas dentro do ambiente organizacional simulado. Classificou-se os diretores das empresas em grupos, times ou equipes e para isso optou-se pela utilização de um questionário para a turma de graduação de Administração na Universidade Federal Fluminense do Pólo de Volta Redonda, sendo orientados a responder a treze perguntas para a coleta de dados. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e aplicado. O objetivo do estudo foi entender se no ambiente simulado de jogos organizacionais, as amizades interferem ou não nos resultados das empresas, ou seja, se os diretores tendem a beneficiar seus amigos a obterem um bom resultado nos jogos simulados. Foi aplicada também a Sociometria, um estudo que classifica os indivíduos em  panelas, pontes, estrelas ou integrantes isolados. Conclui-se que a maioria dos diretores se encaixavam em times e a minoria em grupos e equipes, entretanto, alguns diretores não responderam a pesquisa, tornando o ambiente simplificado e não real em si.

 

Downloads

Publicado

2015-08-24

Como Citar

SILVA, Rayanne Paraizo de Abreu; LOPES, Bruno Koenigkan; ANDRADE, Letíca Duarte. Sociometria nos Jogos Empresariais Simulados: Um Estudo das Interações entre o Indivíduo e o Grupo. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/151. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados