Aprendizagem Vivencial no Jogo de Empresas SOLOG: Perspectivas Neurocientíficas no Estudo das Competências Humanas

Autores

  • Carlos Otávio Afonso Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Fátima Bardano Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Pedro Maitan Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Wesley Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Competências, Jogos de Empresas, Aprendizagem Vivencial.

Resumo

O estudo da aprendizagem baseada em prática procura compreender como o conhecimento é produzido, e a utilização dos jogos de empresas contribui para a validação do conceito por meio da observação e apuração das competências humanas ao longo do processo. Para a produção do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa empírica junto à turma de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que utilizou o jogo de empresas SOLOG, parte integrante do programa da disciplina Laboratório de Gestão Simulada. O objetivo do estudo é configurar as competências humanas que contribuíram para a construção do trabalho e da aprendizagem vivencial a partir de perspectivas neurocientíficas e da visão dos participantes. Os resultados levaram à constatação de que a interação entre os membros do grupo, pelo trabalho em equipe ao longo do processo de simulação do jogo, foi a maior responsável pelo desenvolvimento e consolidação de novas competências, mas que o procedimento requer, para sua maior eficácia, um tempo maior de desenvolvimento.

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Publicado

2017-08-22

Como Citar

AFONSO, Carlos Otávio; BARDANO, Fátima; MAITAN, Pedro; SOUZA, Wesley. Aprendizagem Vivencial no Jogo de Empresas SOLOG: Perspectivas Neurocientíficas no Estudo das Competências Humanas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 5, n. 2, 2017. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/237. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados