Análise do Retorno do Investimento em Marketing sobre o Lucro em Jogos Empresariais
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.8.2.270Palavras-chave:
Definição de Marketing, Jogos de Empresas, Retorno do Investimento em Marketing, Métrica de Marketing.Resumo
Os altos investimentos em Marketing podem acarretar custos elevados para diversas empresas. Seu estudo detalhado permite perceber como é fundamental uma boa gestão dos recursos voltados para essa área. Diante disso, surge a questão: Qual empresa do setor atacadista em um ambiente simulado melhor utilizou seus recursos a fim de obter maiores margens com menores custos? Esse artigo tem como objetivo analisar o Retorno do Investimento em Marketing sobre o lucro em empresas atacadistas do ambiente simulado através das variáveis Custos de Comunicação, Margem Líquida Unitária, Faturamento e Lucro Líquido. Com relação aos métodos da pesquisa, é caracterizada como pesquisa descritiva, exploratória realizada através de uma análise documental com as três empresas simuladas e os dados foram explorados de forma qualitativa. Por meio dos relatórios gerenciais divulgados durante as rodadas do jogo de empresas, as variáveis já mencionadas são utilizadas para calcular o Retorno do Marketing sobre o Lucro. Pode-se observar no decorrer do artigo que as três empresas, embora com considerados faturamentos, não tiveram uma estabilidade nas margens líquidas, mostrando a dificuldade em saber administrar seus recursos.Referências
FARRIS, P. W. B.; NEIL T.; PFEIFER, P. E.; REIBSTEIN, D. J. Métricas de Marketing: o guia definitivo de avaliação de desempenho do marketing. 2.a Ed. Tradução de Sardenberg, R: Bookman, 2012.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.4.a Ed., São Paulo, 2002.
KOTLER, P. Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
SAUAIA, A. C. A. Laboratório de Gestão: Simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. São Paulo: Manole, 2010.
URDAN, Flávio T.; URDAN, André T. Gestão do Composto de Marketing. Visão integrada de produto, preço, distribuição e comunicação. Tática para as empresas brasileiras. Casos e aplicações. 2 ed. São Paulo. Atlas 2013
GUISSONI, L. A. Proposta de metodologia para a avaliação das comunicações integradas de marketing: uma abordagem focada na gestão baseada em valor. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009.
OLIVEIRA, M. A. Implantando o Laboratório de Gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
TANABE, M. Jogos de Empresas. São Paulo, FEA-USP. Dissertação de Mestrado, 1977.
HEENE, A.; SANCHEZ, R. Competence-based strategic management. Chichester: John Wiley & Sons, 1997. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com>. Acesso em: 19/06/2017
REICHHELD, Frederick F.; SASSER, Earl W. Zero defections: quality comes to services. Harvard Business Review. v. 68, p. 105-111, 1990.
REICHHELD, Frederick F. A estratégia da lealdade. Rio de Janeiro: Campus, 1996.363p.
CHURCHILL, G. A; PETER, P. J. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2005.
KEYS, B.; WOLFE, J. The role of management games and simulations in education and research: Yearly Review. Journal of Management. v. 16, n. 2, p. 307-336, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.