Geração de Valor e Crescimento: algumas implicações do crescimento sobre a geração de valor de uma empresa

Autores

  • Breno Felipe Ribeiro Leite Universidade Federal Fluminense
  • Tatiane de Araújo Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.8.2.271

Palavras-chave:

Avaliação de empresa, Estratégia de crescimento, Criação de valor.

Resumo

As empresas buscam se expandir no mercado visando maximizar a riqueza dos acionistas. No ambiente de jogos simulados, a estratégia adotada foi de crescimento orgânico e para se manter saudável e obter uma geração de valor constante os gestores precisam utilizar de ferramentas para acompanhar como os investimentos e tomadas de decisões realizados têm influência nessa geração de valor. O texto trata de algumas dessas influências e aplica um modelo de avaliação do valor de uma empresa, pelo método baseado no EVA®, sobre uma indústria em um ambiente simulado de jogo de empresas, e busca compreender, relacionando a estratégia e o modelo de avaliação, sobre as implicações de crescimento organizacional e geração de valor à empresa no decorrer da gestão.

Biografia do Autor

Breno Felipe Ribeiro Leite, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Administração pela UFF/VR.

Tatiane de Araújo Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Administração pela UFF-VR

Referências

BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management. v.17, n. 1, p. 99-120, 1991.

BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.

COMBS, J. G; CROOK, T. R; SHOOK, C. L. The dimension of organizational performance and its implications for strategic management research. In: D. J. KETCHEN, D. J; BERGH, D. D. (Orgs). Research methodology in strategy and management. San Diego: Elsevier, 2005.

COPELAND, T., KOLLER, T., MURRIN, J. Avaliação de Empresas – Valuation: Calculando e gerenciando o valor das empresas. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

MCDEVITT, P. K. Measuring student learning using business simulations: a theory-based perspective. Developments in Business Simulation and Experiential Learning. v.24, p. 247-252, 1997.

FARIA, A. J. The changing nature of simulation research: a brief ABSEL history. Developments in Business Simulation and Experiential Learning, v.27, 2000.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GITMAN, LAWRENCE J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2010.

HARRISON, J. S. Administração Estratégica de Recursos e Relacionamentos. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HESS, E. D. The road to organic growth. How great companies consistently grow market share from within. New York, McGraw-Hill, 2007.

KAZANJIAN, R. K.; HESS, E. G.; DRAZIN, R. The search for organic growth. 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARTINS, E. Avaliação de Empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.

MIELCZARSKI, J. A. DE S. Aplicação do modelo de fluxo de caixa para definição do valor de mercado da empresa Linck Agroindustrial Ltda. [s.l.]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

PENROSE, E. T. A teoria do crescimento da firma. Editora Unicamp, 2006.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SAUAIA, A. C. A. Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas - contribuições para a educação gerencial. 272p. Tese de Doutorado em Administração – Universidade de São Paulo, 2000.

SILVA, J. P. Análise financeiras das empresas. 11 ed. São Paulo, Atlas, 2012.

VASCONCELLOS, M. A. de. Introdução. In: BARBIERI, J. C. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

VERSIANI, A.; FACHIN, Roberto C. Avaliando aprendizagem em simulações empresariais. Cad. EBAPE.BR. v. 5, n. spe, p. 01-13, 2007.

WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. Atlas, 2007

Downloads

Publicado

2017-10-20

Como Citar

LEITE, Breno Felipe Ribeiro; SILVA, Tatiane de Araújo. Geração de Valor e Crescimento: algumas implicações do crescimento sobre a geração de valor de uma empresa. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 8, n. 2, 2017. DOI: 10.20401/lagos.8.2.271. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/271. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados