Geração de Valor e Crescimento: algumas implicações do crescimento sobre a geração de valor de uma empresa
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.8.2.271Palavras-chave:
Avaliação de empresa, Estratégia de crescimento, Criação de valor.Resumo
As empresas buscam se expandir no mercado visando maximizar a riqueza dos acionistas. No ambiente de jogos simulados, a estratégia adotada foi de crescimento orgânico e para se manter saudável e obter uma geração de valor constante os gestores precisam utilizar de ferramentas para acompanhar como os investimentos e tomadas de decisões realizados têm influência nessa geração de valor. O texto trata de algumas dessas influências e aplica um modelo de avaliação do valor de uma empresa, pelo método baseado no EVA®, sobre uma indústria em um ambiente simulado de jogo de empresas, e busca compreender, relacionando a estratégia e o modelo de avaliação, sobre as implicações de crescimento organizacional e geração de valor à empresa no decorrer da gestão.Referências
BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management. v.17, n. 1, p. 99-120, 1991.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.
COMBS, J. G; CROOK, T. R; SHOOK, C. L. The dimension of organizational performance and its implications for strategic management research. In: D. J. KETCHEN, D. J; BERGH, D. D. (Orgs). Research methodology in strategy and management. San Diego: Elsevier, 2005.
COPELAND, T., KOLLER, T., MURRIN, J. Avaliação de Empresas – Valuation: Calculando e gerenciando o valor das empresas. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.
MCDEVITT, P. K. Measuring student learning using business simulations: a theory-based perspective. Developments in Business Simulation and Experiential Learning. v.24, p. 247-252, 1997.
FARIA, A. J. The changing nature of simulation research: a brief ABSEL history. Developments in Business Simulation and Experiential Learning, v.27, 2000.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GITMAN, LAWRENCE J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2010.
HARRISON, J. S. Administração Estratégica de Recursos e Relacionamentos. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HESS, E. D. The road to organic growth. How great companies consistently grow market share from within. New York, McGraw-Hill, 2007.
KAZANJIAN, R. K.; HESS, E. G.; DRAZIN, R. The search for organic growth. 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MARTINS, E. Avaliação de Empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MIELCZARSKI, J. A. DE S. Aplicação do modelo de fluxo de caixa para definição do valor de mercado da empresa Linck Agroindustrial Ltda. [s.l.]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
PENROSE, E. T. A teoria do crescimento da firma. Editora Unicamp, 2006.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAUAIA, A. C. A. Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas - contribuições para a educação gerencial. 272p. Tese de Doutorado em Administração – Universidade de São Paulo, 2000.
SILVA, J. P. Análise financeiras das empresas. 11 ed. São Paulo, Atlas, 2012.
VASCONCELLOS, M. A. de. Introdução. In: BARBIERI, J. C. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
VERSIANI, A.; FACHIN, Roberto C. Avaliando aprendizagem em simulações empresariais. Cad. EBAPE.BR. v. 5, n. spe, p. 01-13, 2007.
WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. Atlas, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.