Análise das Capacidades de Inovação em um Jogo de Empresas

Autores

  • Maria Clara Martins de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Pedro de Souza Carvalho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.8.2.273

Palavras-chave:

Inovação, Capacidades de Inovação, Jogos de Empresas.

Resumo

A geração de valor vai além do desempenho financeiro e lucratividade, promovendo a perpetuidade da empresa, sua reputação e credibilidade no mercado e a inovação pode promover essa vantagem competitiva sustentável. A partir disso, este estudo tem como questão-problema: de que forma empresas localizadas em um ambiente laboratorial, num jogo de empresas, desenvolvem inovação? Para responder a este problema o estudo tem como objetivo analisar as inovações mais relevantes e as que apareceram com maior frequência neste ambiente laboratorial utilizando o modelo de Zawislack et al (2012). Quanto aos métodos de pesquisa, trata-se de uma pesquisa exploratória realizada por meio de um estudo de casos múltiplos de empresas presentes em um jogo de empresas. Por meio de entrevistas semiestruturadas com os membros das equipes os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e de acordo com o “Quadro de Análise de Capacidades†proposto por Zawislak et al. (2014). Foi possível concluir que mesmo as empresas não desenvolvendo atividades inovadoras na capacidade tecnológica foram encontradas diversas inovações e algumas destas podem ter influência no resultado financeiro das empresas laboratoriais. A capacidade mais relevante foi a transacional e a também a mais frequente.

Biografia do Autor

Maria Clara Martins de Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2017-2019). Atualmente é Bolsista CNPq no Programa Agente Local de Inovação em parceria com o Sebrae, atuando como consultora em inovação e soluções estratégicas em pequenas e médias empresas (2019-atualmente). Graduada em Administração pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2013-2017). Bolsista da Agência de Inovação - AGIR (2017- Jan/2019) aproximação com as empresas na região e registro de patentes dentro da universidade. Membro do Arranjo Produtivo Local do Sul Fluminense organizado plea FIRJAN e MetalSul representando a UFF (2018-2019). Bolsista de Iniciação à Inovação pelo PIBINOVA/UFF (2017-2018) com o Prof. Dr. Marcelo Gonçalves do Amaral com o projeto: Instalação de Unidade da AGIR em Volta Redonda - FASE 3. Monitora da disciplina de Pesquisa Operacional (2017). Bolsista de Iniciação à Inovação pelo PIBINOVA/UFF (2016-2017) com o Prof. Dr. Marcelo Gonçalves do Amaral com o projeto: Instalação de Unidade da AGIR em Volta Redonda - FASE 2. Atuou na organização do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) na edição de 2015, 2016, 2017 e 2018. Ministrou dois cursos de curta duração no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) na edição de 2016: (i) Construindo um bom artigo; e (ii) Atlas T.I como ferramenta de análise de conteúdo. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2015-2016) com o Prof. Dr. Murilo Alvarenga de Oliveira com projeto Análise das Capacidades de Inovação em Economias Emergentes.

Pedro de Souza Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Graduado pela Universidade Federal Fluminense em Administração, com ênfase em Administração de Empresas. 

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Publicado

2017-10-20

Como Citar

DE SOUZA, Maria Clara Martins; CARVALHO, Pedro de Souza. Análise das Capacidades de Inovação em um Jogo de Empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 8, n. 2, 2017. DOI: 10.20401/lagos.8.2.273. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/273. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados