Análise das Capacidades de Inovação em um Jogo de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.8.2.273Palavras-chave:
Inovação, Capacidades de Inovação, Jogos de Empresas.Resumo
A geração de valor vai além do desempenho financeiro e lucratividade, promovendo a perpetuidade da empresa, sua reputação e credibilidade no mercado e a inovação pode promover essa vantagem competitiva sustentável. A partir disso, este estudo tem como questão-problema: de que forma empresas localizadas em um ambiente laboratorial, num jogo de empresas, desenvolvem inovação? Para responder a este problema o estudo tem como objetivo analisar as inovações mais relevantes e as que apareceram com maior frequência neste ambiente laboratorial utilizando o modelo de Zawislack et al (2012). Quanto aos métodos de pesquisa, trata-se de uma pesquisa exploratória realizada por meio de um estudo de casos múltiplos de empresas presentes em um jogo de empresas. Por meio de entrevistas semiestruturadas com os membros das equipes os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e de acordo com o “Quadro de Análise de Capacidades†proposto por Zawislak et al. (2014). Foi possível concluir que mesmo as empresas não desenvolvendo atividades inovadoras na capacidade tecnológica foram encontradas diversas inovações e algumas destas podem ter influência no resultado financeiro das empresas laboratoriais. A capacidade mais relevante foi a transacional e a também a mais frequente.Referências
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