Projeto Louzada: aplicação do regime de drawback num jogo de empresas

Autores

  • Gabriela Netto Souza Universidade Federal Fluminense
  • Lívia Cristina Rocha Dias Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.9.1.277

Palavras-chave:

Drawback, Internacionalização, Operações, Jogo de Empresas.

Resumo

Atuamente, as empresas precisam, cada vez mais, desenvolver competências para concorrer no mercado internacional. O governo, assim, desenvolve políticas que priorizam a exportação, com o uso de recursos visando estimular seu aumento, dentre os quais se destacam os regimes aduaneiros especiais. Dentre eles, podemos destacar o regime de Drawback, que abrange as estratégias de operações e de internacionalização, concedendo vantagens relacionadas às tributações de impostos e taxas sobre as matérias primas importadas, com a condição destas serem utilizadas na produção de mercadorias que devem ser obrigatoriamente exportadas. Questiona-se neste artigo: quais são os benefícios do regime de Drawback como alternativa de melhoria de desempenho de uma equipe participante de um jogo de empresas? Para alcançar os objetivos e responder essa questão, o presente artigo foi delineado sob a abordagem do estudo exploratório, no qual realizou-se uma abstração da realidade para aplicar o regime de Drawback num ambiente de gestão simulada. Foi feito, ainda, um comparativo entre os resultados anteriores e posteriores à aplicação do projeto. Mesmo com algumas limitações, pode-se compreender que uma implementação bem sucedida do regime de Drawback pode proporcionar benefícios, não só às organizações, mas também à toda sociedade.

Biografia do Autor

Gabriela Netto Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Administração UFF-VR, atua na área de comércio exterior - Saint-Gobain Canalização. Tem experiência na área de compras, comércio exterior e em línguas estrangeiras tais como Inglês, Francês e Alemão.

Lívia Cristina Rocha Dias, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Graduada em Administração UFF - VR e graduação em andamento em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

SOUZA, Gabriela Netto; DIAS, Lívia Cristina Rocha. Projeto Louzada: aplicação do regime de drawback num jogo de empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 9, n. 1, 2018. DOI: 10.20401/lagos.9.1.277. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/277. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados