Editorial: a pesquisa aplicada no Laboratório de Gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.9.2.286

Resumo

Apresentamos nessa edição uma reflexão sobre a produção científica no
Laboratório de Gestão. O Laboratório é formado por três pilares: simulador
organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada
(Sauaia, 2015), tornando-se um ambiente educacional capaz de estimular o educando a refletir criticamente os aspectos teóricos apresentados em disciplinas específicas. Assim, por meio da vivência eles podem refletir sobre vantagens e limites de teorias e modelos de gestão.



Biografia do Autor

Murilo Alvarenga Oliveira, DSc., Universidade Federal Fluminense

Doutor em Administração pela FEA-USP, Graduado e Mestre em Administração (UFRRJ). É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. É coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizam-se nas Linhas: (1) Estratégia & Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratoriais de Gestão e (3) Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento & Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui a atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academy of Management (AoM) e da Teaching Society for Management Educators (OBTS). Sua produção tem ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, gestão de projetos, processo decisório e capacidades de inovação. 

Juliane Dias Coelho de Araújo Silveira, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Administração (Mestrado Profissional em Administração), bacharel em Administração e laureada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência empresarial e acadêmica. Trabalhou na empresa de consultoria e auditoria Deloitte Touche Tohmatsu na área de Estratégia e Operações em projetos de cadeia de suprimentos e análise de custos. Realizou intercâmbio para o Canadá, possui nível avançado nos testes de proficiência TOEIC e TOEFL ITP. Atuou como professora substituta de Administração Geral na Universidade Federal Fluminense. Ministrou aulas no MBA em Gestão Empresarial do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Atualmente é professora nas Faculdades Dom Bosco (AEDB) nos cursos de Administração - Dual Study, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social.

Referências

Oliveira, M. A. (2009). Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.12.2009.tde-18122009-094527. Recuperado em 2016-12-23, de www.teses.usp.br

Sauaia, A. C. A. (2015). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Editora Manole.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga; SILVEIRA, Juliane Dias Coelho de Araújo. Editorial: a pesquisa aplicada no Laboratório de Gestão. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 9, n. 2, 2018. DOI: 10.20401/lagos.9.2.286. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/286. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados