Análise de Indicadores de Sazonalidade e Demanda Potencial para Otimizar a Precificação de um Atacado para um Ambiente Simulado
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.12.1.367Palavras-chave:
Jogo de empresas, Simulação, Ambiente Simulado, SazonalidadeResumo
Em um mercado cada vez mais competitivo, indicadores que auxiliam a previsibilidade da melhor maneira de precificar um produto é essencial para aumentar o resultado da empresa assim como para os seus stakeholders. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar qual o impacto no resultado da empresa de se utilizar os indicadores de sazonalidade e demanda potencial para basear a precificação dos produtos Alfa, Beta e Ômega, oferecidos por um atacado num ambiente simulado. Para isso, apresentou-se os indicadores de resultado a cada rodada do jogo de empresas, para extrair o resultado das decisões de precificação. A pesquisa é do tipo exploratória, através da experiência de um jogo de empresa, executado na disciplina de Laboratório de Gestão Simulada. O objetivo da empresa é aumentar o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE) mediante a adoção de estratégias de precificação, marketing, acordos comerciais interessantes com as indústrias e o estudo futuro da implementação de projetos de inovação. Todavia, não conseguimos ser o atacado mais eficiente no primeiro ano do jogo, contudo houve uma melhora significativa no segundo ano do jogo quando houve o entendimento que os fatores sazonalidade e demanda potencial são essenciais para o planejamento da empresa ao longo da simulação.
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