Reservas de lucros e sociedades anônimas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.12.1.370Palavras-chave:
Jogo de empresas, Reserva de lucro, Sociedades AnônimasResumo
O artigo tem como objetivo analisar as características das divisões de reservas de lucros e a abertura de capital assim como seus impactos no ambiente simulado de jogos de empresa da disciplina Laboratório de Gestão Simulada II. O método de pesquisa utilizado foi a referência bibliográfica e um de acordo com as normas da Comissão de Valores Mobiliários, espera-se que sejam construtivas as análises realizadas, auxiliando no aprendizado do conteúdo proposto.
Referências
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.
Gonçalves, M. J. Q.(2002). Reserva de lucros a realizar e a retenção indiscriminada de lucros - Um estudo de caso. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 7(2), 9-15.
Vieira, A., & Nicolau, L. F. (2020). Análise de Impacto da Abertura de Capital no Jogo de Empresas. REVISTA LAGOS, 11(1), 12-16.
Saldanha, C. C. T., Carmo, L. J. O., Lopes, C. C., & Araujo, U. P. (2018). A Percepção dos jogos de simulação como técnica de aprendizagem. Revista Ciências Administrativas, 24(1).
CVM. NOTA EXPLICATIVA DA INSTRUÇÃO CVM Nº 59/86 (1986). Recuperado de http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/notas-explicativas/anexos/nota059.pdf
Gitman, L. J. (1997). Princípios de administração financeira. São Paulo: Harbra.
Matos Brito, P. I., & Ramos, C. L. F. (2019). Aumentando a rentabilidade e lidando com excesso de caixa através dos dividendos. REVISTA LAGOS, 10(2), 137-156.
Teixeira, E. (2005). As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 8 ed. Editora Vozes.
Assaf Neto, Alexandre. Mercado Financeiro (2015). 13. ed. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.