Gestão da informação financeira em uma empresa simulada: aplicação do método DuPont
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.13.1.385Palavras-chave:
Retorno sobre patrimônio líquido, Jogo de empresas, Modelo DuPontResumo
Para garantir que uma empresa se encontre saudável e atrativa ?nanceiramente, é necessário estar constantemente controlando e avaliando seu desempenho. Para isso, analistas ?nanceiros utilizam de métodos e técnicas quantitativas para mensurar os resultados de uma organização. Tendo isto em vista, o presente trabalho tem como objetivo utilizar uma destas ferramentas, nomeada modelo DuPont para avaliar o desempenho da empresa Techno Company, proveniente de um ambiente acadêmico simulado, no qual gera-se resultados ?nanceiros que re?etem a tomada de decisão dos alunos que a gerem.
Referências
Cesar, J. F.; Silva A. J. A relação entre a responsabilidade social e ambiental com o Desempenho ?nanceiro: um estudo empírico na Bovespa no Período de 1999 a 2006. Congresso Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Vol. 2),2008
De Souza, M. C. M.. Análise Dupont e Elaboração de Estratégias em Jogo de Empresas. REVISTA LAGOS, 7(2), 2017. Gerhardt, T. E.; Silveira, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Neto, J. M.; Bruni, A. L. Risco, retorno e equilíbrio: existe associação entre indicadores contábeis e os retornos das ações negociadas na Bovespa?. Gestão & Planejamento-G&P, 2008.
OLIVEIRA, E. M. Diagrama estratégico do RSI como extensão qualitativa do modelo Du-Pont. 2009.
Oliveira, M. A. Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. 2009. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009ª.
. Plano de gestão Techno Company. Disciplina de Laboratório de gestão simulada, curso de administração da Universidade Federal Fluminense. Volta Redonda, 2021.
Porter, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Tradução. [s.l.] Ed. Campus, 2004.
Sauaia, A. C. A. Conhecimento versus desempenho das organizações: um estudo empírico com jogos de empresas. READ-Revista Eletrônica de Administração, v. 12, n. 1, 2006.
Soares, E. R., & Galdi, F. C. Relação dos modelos DuPont com o retorno das ações no mercado brasileiro. Revista Contabilidade & Finanças, 22(57), 279-298, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.