A importância do planejamento estratégico alinhado a gestão de riscos em uma empresa atacadista
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14291691Palavras-chave:
Jogo de empresas, Simulação, Estratégia Marketing, Gestão de riscosResumo
O presente relatório de gestão foi elaborado com base na experiência adquirida pelos alunos diretores da empresa atacadista ABO Company no ambiente simulado Gregomix. Com um primeiro trimestre preocupante devido à falta de conhecimento do simulador e alto investimento inicial em marketing, a empresa teve sua margem líquida comprometida, resultando em um saldo negativo. Os diretores compreenderam que a inexperiência na primeira rodada foi responsável pelo resultado obtido e decidiram desenvolver ações estratégicas, utilizando planilhas como suporte para tomadas de decisão. O estudo destaca a importância do planejamento voltado para o controle e a gestão de riscos, apresentando dados de cada trimestre para estabelecer comparações de resultados. O aumento nos índices de faturamento e margem líquida foi consequência de uma estratégia focada na adaptabilidade e nos conceitos da escola estratégica de posicionamento de mercado. Essa estratégia gerou crescimento exponencial a partir do segundo ano, levando a empresa a liderar o mercado atacadista dos produtos Alfa, Beta e Ômega em alguns trimestres. Conclui-se que o planejamento, aliado à gestão de riscos e ao investimento controlado em marketing, foi determinante para o sucesso da empresa ABO Company no ambiente de simulação.
Referências
Abdalla, M. M., Conejero, M. A. & Oliveira, M. A. (Org). (2019). Administração Estratégica: da teoria à prática no Brasil, São Paulo-SP, GEN-Atlas.
Robbins, Stephen. Comportamento Organizacional. 14. Edição, São Paulo: Prentice Hall, 2010. MACHADO, Nina G. Taboadai; Eduardo J. Lega ; Nivaldo. Resiliência: em busca de um conceito.
Silva, G. P. A importância da adaptabilidade como competência para um gestor. 2022. 21 f. TCC (Graduação) – Curso Administração, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - Uniceplac, Gama, 2022. Disponível em: https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/1798/1/Gabryella%20Pereira%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 01 ago. 2024.
Sauaia, A.C.A. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. 3ª. Ed. Manole: Barueri, S. Paulo, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA LAGOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.