Implementação de um Chatbot em uma Universidade Pública: Aprimorando a Experiência do Atendimento
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14531684Palavras-chave:
Atendimento ao público, Chatbots, Automação, Serviços, GestãoResumo
O estudo propõe etapas estruturadas para implementar um chatbot em uma universidade pública, replicáveis em outros setores de atendimento. Baseado em um arcabouço teórico e metodológico, a pesquisa investigou a literatura sobre chatbots e sua aplicação em instituições de ensino. A coleta de dados ocorreu em duas fases: entrevistas com servidores da Supervisão de Registro Escolar no Campus de Sinop da UFMT para identificar pontos críticos e benefícios da tecnologia, e questionários de satisfação após a introdução do chatbot. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo. A pesquisa-ação colaborou com participantes para identificar demandas prioritárias usando a Matriz GUT. O questionário de satisfação utilizou o Net Promoter Score (NPS). O principal resultado foi um procedimento estruturado para a implementação de chatbots, replicável em setores de atendimento ao público.
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