Retorno do investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento nas empresas do Laboratório de Gestão Simulada
Palavras-chave:
Estratégia de Marketing e Composto de Marketing, Indicadores de Desempenho, Jogos de Empresas.Resumo
O artigo visa estudar qual é a relação entre Investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento com a receita de vendas e o mercado potencial da empresa.
Os gerentes de marketing cada vez mais tem necessidade de demonstrar para os sócios, acionistas e demais interessados que programas e campanhas de marketing são um dos fatores que mais influenciam receita de vendas e mercado potencial das empresas.
Neste trabalho, analisou-se o impacto e as consequências financeiras que o marketing tem em uma empresa, a relação do investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento com a receita de vendas e o mercado potencial da empresa. Os objetos de análise foram às empresas participantes do jogo denominado Exercício de Gestão Simulada (EGS). Quanto ao método o estudo caracterizou-se como uma pesquisa quantitativa das sete empresas simuladas do jogo, tendo como objetivo demonstrar que Investimento e Gestão em Marketing estão correlacionados com o mercado potencial, receita de vendas e sucesso obtido pelas empresas. O intuito deste trabalho foi revelar a semelhança do Exercício de Gestão Simulada com a realidade e a importância de sua aplicação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.