Retorno do investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento nas empresas do Laboratório de Gestão Simulada

Autores

  • Anadia Silva UFF - Volta Redonda

Palavras-chave:

Estratégia de Marketing e Composto de Marketing, Indicadores de Desempenho, Jogos de Empresas.

Resumo

 O artigo visa estudar qual é a relação entre Investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento com a receita de vendas e o mercado potencial da empresa.

            Os gerentes de marketing cada vez mais tem necessidade de demonstrar para os sócios, acionistas e demais interessados que programas e campanhas de marketing são um dos fatores que mais influenciam receita de vendas e mercado potencial das empresas.

            Neste trabalho, analisou-se o impacto e as consequências financeiras que o marketing tem em uma empresa, a relação do investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento com a receita de vendas e o mercado potencial da empresa. Os objetos de análise foram às empresas participantes do jogo denominado Exercício de Gestão Simulada (EGS). Quanto ao método o estudo caracterizou-se como uma pesquisa quantitativa das sete empresas simuladas do jogo, tendo como objetivo demonstrar que Investimento e Gestão em Marketing estão correlacionados com o mercado potencial, receita de vendas e sucesso obtido pelas empresas.       O intuito deste trabalho foi revelar a semelhança do Exercício de Gestão Simulada com a realidade e a importância de sua aplicação.

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Publicado

2015-03-04

Como Citar

SILVA, Anadia. Retorno do investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento nas empresas do Laboratório de Gestão Simulada. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/89. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados