Branding: Um Projeto Para Implementar a Gestão de Marcas no Jogo de Empresas
Palavras-chave:
Branding, Gestão de Marcas, Jogo de Empresas, Investimento em MarketingResumo
O artigo discorre sobre conceitos que tratam da importância e das vantagens de uma marca para a organização. A pesquisa trata do conceito de marca, os desafios de branding e como mensurar o valor de uma marca. Como introduzir tais conceitos no Jogo de Empresa? Através do Exercício de Gestão Simulada (EGS) do tipo jogos de empresas, em um curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, no Estado do Rio de Janeiro, é proposto um modelo para se criar um brand equity. O projeto de implantar a Gestão de Marcas ou Branding no ambiente simulada é feito por meio de um capital tangível de apoio a marca e considerando a eficiência mercadológica de todas as empresas do ambiente simulado. Uma análise descritiva expõe um painel com o ranking das marcas. A inserção de branding agrega valor ao EGS? Como resultados, são apresentados benefícios de se conhecer o valor da marca e proposto outras situações que envolvem assuntos de branding.
Downloads
Publicado
2014-10-08
Como Citar
SOUZA NETO, Francisco Monteiro de. Branding: Um Projeto Para Implementar a Gestão de Marcas no Jogo de Empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/204. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Pesquisa aplicada em ambientes simulados
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.