Identificando Perfis de Estratégia das Equipes no Contexto de Jogos de Empresas

Autores

  • Thiago Nardini Moura Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Perfil Estratégico, Voz, Saída, Lealdade.

Resumo

O presente estudo concentrou-se em identificar os perfis estratégicos das equipes no contexto de Jogos de Empresas, utilizando da tipologia elaborada por Hirschman (1970) sobre as estratégias de Voz, Saída e Lealdade. A amostra analisada foi em uma turma de mestrado profissional em Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para atingir o referido objetivo fez-se um levantamento quantitativo por meio de questionários enviados para as equipes participantes. Neste estudo também desenvolveu-se um quadro teórico para classificar as empresas em quadrantes de acordo com o perfil identificado. O artigo faz um breve resgate teórico sobre Jogos de Empresas e também uma revisão de literatura sobre o conceito de Voz, Saída e Lealdade, seguido da descrição do método de pesquisa utilizado, para então apresentar e analisar os dados. Os resultados desse estudo sugerem que o perfil estratégico dominante é o de Voz. Aponta-se como principal contribuição este estudo foi a possibilidade de analisar as equipes, enquanto empresas simuladas, visualizando todo o processo de tomada de decisão em um ambiente controlado, permitindo a intergração de teorias.

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

MOURA, Thiago Nardini. Identificando Perfis de Estratégia das Equipes no Contexto de Jogos de Empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 6, n. 2, 2017. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/254. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados