Identificando Perfis de Estratégia das Equipes no Contexto de Jogos de Empresas
Palavras-chave:
Perfil Estratégico, Voz, Saída, Lealdade.Resumo
O presente estudo concentrou-se em identificar os perfis estratégicos das equipes no contexto de Jogos de Empresas, utilizando da tipologia elaborada por Hirschman (1970) sobre as estratégias de Voz, Saída e Lealdade. A amostra analisada foi em uma turma de mestrado profissional em Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para atingir o referido objetivo fez-se um levantamento quantitativo por meio de questionários enviados para as equipes participantes. Neste estudo também desenvolveu-se um quadro teórico para classificar as empresas em quadrantes de acordo com o perfil identificado. O artigo faz um breve resgate teórico sobre Jogos de Empresas e também uma revisão de literatura sobre o conceito de Voz, Saída e Lealdade, seguido da descrição do método de pesquisa utilizado, para então apresentar e analisar os dados. Os resultados desse estudo sugerem que o perfil estratégico dominante é o de Voz. Aponta-se como principal contribuição este estudo foi a possibilidade de analisar as equipes, enquanto empresas simuladas, visualizando todo o processo de tomada de decisão em um ambiente controlado, permitindo a intergração de teorias.Downloads
Publicado
2017-08-24
Como Citar
MOURA, Thiago Nardini. Identificando Perfis de Estratégia das Equipes no Contexto de Jogos de Empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 6, n. 2, 2017. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/254. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Pesquisa aplicada em ambientes simulados
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.