Narcisismo e Liderança em um Ambiente Organizacional Simulado

Autores

  • Lana Cristina de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Macsuel Miranda de Oliveira FASF - Faculdade Sul Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.8.1.263

Palavras-chave:

Narcisismo, Liderança, Jogos de Empresa.

Resumo

Em ações de Narcisismo e Liderança, Kets de Vries e Miller (1990), buscam demonstrar que a eficácia ou ineficácia da liderança pode ser explicada por disposições narcisistas do líder, comparando três tipos de líderes narcisistas (reativo, auto-ilusório e construtivo). Considerando a atuação de educandos como líderes em empresas simuladas, este estudo se propôs a identificar a existência de características de liderança narcisista reativa, auto-ilusória e construtiva em líderes atuantes em um ambiente empresarial simulado na disciplina Gestão Empresarial Simulada do Mestrado Profissional em Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. Os resultados apontam a existência de características de liderança narcisista nos entrevistados, não havendo, entretanto, um único tipo de liderança adotado em todas as situações com as quais estes líderes se deparam na prática de suas atividades.

Biografia do Autor

Lana Cristina de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Pós Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pelo LANTE/UFF. Graduada em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense. Professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Bosco - AEDB. Professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UniFOA. Professora Substituta do curso de Engenharia de Produção da UFF. Tutora de Metodologia Científica do curso de Engenharia de Produção do CEDERJ. Possui experiência como professora substituta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda/RJ, como Instrutora dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Logística no SENAC Rio, como instrutora de cursos profissionalizantes, como produtora parceira local de projeto cultural e auxiliar de escritório no setor de comércio.

Macsuel Miranda de Oliveira, FASF - Faculdade Sul Fluminense

Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Especialista em Petróleo e Gás. Especialista em Educação Corporativa. Especialista em Gestão ambiental e sistemas integrados QSMS. Graduado em Administração de Empresas. Técnico em Contabilidade. Possui experiência como técnico bancário (Banco Bradesco), como professor universitário (Faculdade Sul Fluminense) e como tutor a distância do IFRJ (Instituto Federal de Educação e Tecnologia). Atuou como orientador de trabalhos de conclusão do curso de pós graduação em Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (2017). Mestrado em andamento em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

Referências

BARRETO, Leilianne Michele Trindade da Silva; KISHORE, Angeli; REIS, Germano Glufke; BAPTISTA, Luciene Lopes. Cultura Organizacional e Liderança: Uma Relação Possível? R.Adm., São Paulo, v.48, n.1, p.34-52, jan./fev./mar. 2013.

BARUCCI, Rogério. Os principais benefícios da utilização do Estudo de Caso e Jogos de Empresa no ensino superior de Contabilidade. Dissertação de mestrado. PUC, São Paulo, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3. Ed, Barueri, SP: Manole, 2014.

FIQUEIREDO, Marília Z. A.; CHIARI, Brasilia M.; GOULART, Bárbara N. G.. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrb Comun, São Paulo, 25(1): 129-136, abril, 2013.

KETS DE VRIES, Manfred F.R.; MILLER, Dany. Narcisismo e Liderança: uma perspectiva de relação de objetos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo 1990.

KEYS, Bernard; WOLFE, Joseph.The role of management games and simulations in education and research. Journal of Management, 1990, vol.16, nº2.307-336.

LEFÈFRE, A. M. C.; CRESTANA, M. F.; CORNETTA, V. K.. A utilização da metodologia do discurso do sujeito coletivo na avaliação qualitativa dos cursos de especialização “Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde-CADRHU”. Saúde e Sociedade v.12, n.2, p.68-75. 2003.

MURY, Antonio Roberto. Simulando a Cadeia de Suprimento através de um Jogo Logístico, um Processo de Treinamento. Tese de Doutorado. UFRJ, 2002.

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas: contribuições para a educação gerencial. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1995

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Gestão Empreendedora em IES’s: Aculturamento do Corpo Docente com Jogos de Empresas. VI Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul. Blumenau, 2006.

SILVA, Denise Mendes. O impacto dos estilos de aprendizagem no ensino de Contabilidade na FEA-RP/USP. Dissertação de Mestrado. Ribeirão Preto, USP, 2006.

TANABE, Mario. Jogos de Empresa. Dissertação de mestrado. São Paulo, 1977.

TONET, Helena Correa; BITTENCOURT, Francisco Rage; COSTA, Maria Eugência Belczak; FERRAZ, Viviane Narducci. Liderança e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2012.

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

OLIVEIRA, Lana Cristina de; OLIVEIRA, Macsuel Miranda de. Narcisismo e Liderança em um Ambiente Organizacional Simulado. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 8, n. 1, 2017. DOI: 10.20401/lagos.8.1.263. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/263. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados