A Verticalização como ferramenta de crescimento e redução de custo
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.8.2.272Palavras-chave:
Estratégias de crescimento, Crescimento interno, Custos de transação, Jogos de empresa.Resumo
Os limites horizontais e verticais da firma são fatores importantes a serem considerados pelos gestores no momento de estruturar sua estratégia de crescimento. Dessa maneira, surge a questão problema deste trabalho: quais a vantagens que a estratégia de crescimento vertical pode trazer no curto prazo para a organização? Este estudo possui como objetivo analisar se a estratégia de crescimento interno (verticalização) é viável tendo em vista a redução de custos. Trata-se de uma pesquisa explicativa da estratégia adotada numa empresa simulada após a implementação de um projeto de inovação. Os dados analisados serão obtidos através das demonstrações de resultados da empresa Sulatacadista S.A. Concluiu-se que após a aplicação do projeto de inovação que tinha como intuito obter crescimento e redução de custos, a empresa obteve melhores resultados e desempenho. A estratégia de verticalização teve resultados já no curto prazo, mostrando que é possível sim após alguns trimestres aplicar uma estratégia de crescimento.Referências
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