A Verticalização como ferramenta de crescimento e redução de custo

Autores

  • Haroldo da Silva Vinhas Universidade Federal Fluminense
  • Leandra Andrelino Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.8.2.272

Palavras-chave:

Estratégias de crescimento, Crescimento interno, Custos de transação, Jogos de empresa.

Resumo

Os limites horizontais e verticais da firma são fatores importantes a serem considerados pelos gestores no momento de estruturar sua estratégia de crescimento. Dessa maneira, surge a questão problema deste trabalho: quais a vantagens que a estratégia de crescimento vertical pode trazer no curto prazo para a organização? Este estudo possui como objetivo analisar se a estratégia de crescimento interno (verticalização) é viável tendo em vista a redução de custos. Trata-se de uma pesquisa explicativa da estratégia adotada numa empresa simulada após a implementação de um projeto de inovação. Os dados analisados serão obtidos através das demonstrações de resultados da empresa Sulatacadista S.A. Concluiu-se que após a aplicação do projeto de inovação que tinha como intuito obter crescimento e redução de custos, a empresa obteve melhores resultados e desempenho. A estratégia de verticalização teve resultados já no curto prazo, mostrando que é possível sim após alguns trimestres aplicar uma estratégia de crescimento.

Biografia do Autor

Haroldo da Silva Vinhas, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Administração/UFF

Leandra Andrelino, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração/UFF

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Publicado

2017-10-20

Como Citar

VINHAS, Haroldo da Silva; ANDRELINO, Leandra. A Verticalização como ferramenta de crescimento e redução de custo. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 8, n. 2, 2017. DOI: 10.20401/lagos.8.2.272. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/272. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados