Análise da Viabilidade Financeira da Integração Vertical Aplicada aos Jogos de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.9.2.285Palavras-chave:
Laboratório de Gestão Simulada, Estratégia de Crescimento, Integração Vertical, Jogos de Empresas.Resumo
A busca da maximização dos lucros e o crescimento organizacional são objetivos nítidos para todas as organizações, e com isso alguns gestores optam por estratégias de mercado mais competitivas. Diante disso, esse artigo tem como objetivo analisar o Processo de Integração Vertical aplicado aos Jogos de Empresas, sua viabilidade financeira e os respectivos impactos positivos e negativos gerados no ambiente de Simulação. Para isso, a pesquisa realizou um estudo de caso com uma empresa simulada de um curso de graduação em administração da Universidade Federal Fluminense da Disciplina de Laboratório de Gestão Simulada II, campus Volta Redonda/RJ. Foi feita uma revisão teórica de estratégia de crescimento, integração vertical, viabilidade financeira e jogos de empresa. A análise financeira foi realizada por intermédio da comparação da TIR E TMA do projeto. Os resultados obtidos mostram que o projeto de integração vertical aplicado aos jogos de empresas é financeiramente viável.
Referências
AAKER, D, A. Administração Estratégica de Mercado. 7ª ed. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. Porto Alegre, Bookman, 2007.
BABBIE, E. The practice of social research. Belmont: Wadsworth, 1986.
BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management. v.17, n. 1, p. 99-120, 1991.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.
COUGHLAN, A. T.; ANDERSON, E.; STERN, L. W.; EL-ANSARY, A. I. Canais de marketing e distribuição. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, p. 411-437, 2002.
DESS, G. G.; LUMPKIN, G. T.; EISNER, A. B. Strategic management. 3 ed. New York: McGraw-Hill, 2007.
GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2006.
KEYS, B.; WOLFE, J. The role of management games and simulations in education and research: Yearly Review. Journal of Management. v. 16, n. 2, p. 307-336, 1990.
KON, A. Economia Industrial. São Paulo: Nobel, 1994.
Melo, M. S. M. Energia eólica: aspectos técnicos e econômicos. Dissertação de mestrado. Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
OLIVEIRA, M. A. Implantando o Laboratório de Gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
REZENDE, J. L. P.; OLIVEIRA, A. D. Análise econômica e social de projetos florestais. 3. ed. Viçosa: UFV, 2013.
ROSS, S. A., WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. Corporate finance (6. ed.). New York: McGraw-Hill, 2003.
SAUAIA, A. C. A. Jogos de empresas: aprendizagem com satisfação. Revista de Administração. v.32, n.3, p.13-27, 1997.
SAUAIA, A. C. A. Conhecimento versus desempenho das organizações: um estudo empírico com jogos de empresas. Revista Eletrônica de Administração. v.12, n.1, 2006. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/read/article/view/40368>. Acesso em: 07 abr. 2018.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2ª edição. Atlas, São Paulo: 2002.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 6º. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
WRIGHT, P. L., KROLL, M. J., PARNELL, J. Administração Estratégica: conceitos. Trad. Celso A. Rimoli, Lenita R. Esteves. São Paulo, Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.