Análise da Viabilidade Financeira da Integração Vertical Aplicada aos Jogos de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.9.2.285Keywords:
Laboratório de Gestão Simulada, Estratégia de Crescimento, Integração Vertical, Jogos de Empresas.Abstract
A busca da maximização dos lucros e o crescimento organizacional são objetivos nítidos para todas as organizações, e com isso alguns gestores optam por estratégias de mercado mais competitivas. Diante disso, esse artigo tem como objetivo analisar o Processo de Integração Vertical aplicado aos Jogos de Empresas, sua viabilidade financeira e os respectivos impactos positivos e negativos gerados no ambiente de Simulação. Para isso, a pesquisa realizou um estudo de caso com uma empresa simulada de um curso de graduação em administração da Universidade Federal Fluminense da Disciplina de Laboratório de Gestão Simulada II, campus Volta Redonda/RJ. Foi feita uma revisão teórica de estratégia de crescimento, integração vertical, viabilidade financeira e jogos de empresa. A análise financeira foi realizada por intermédio da comparação da TIR E TMA do projeto. Os resultados obtidos mostram que o projeto de integração vertical aplicado aos jogos de empresas é financeiramente viável.
References
AAKER, D, A. Administração Estratégica de Mercado. 7ª ed. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. Porto Alegre, Bookman, 2007.
BABBIE, E. The practice of social research. Belmont: Wadsworth, 1986.
BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management. v.17, n. 1, p. 99-120, 1991.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.
COUGHLAN, A. T.; ANDERSON, E.; STERN, L. W.; EL-ANSARY, A. I. Canais de marketing e distribuição. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, p. 411-437, 2002.
DESS, G. G.; LUMPKIN, G. T.; EISNER, A. B. Strategic management. 3 ed. New York: McGraw-Hill, 2007.
GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2006.
KEYS, B.; WOLFE, J. The role of management games and simulations in education and research: Yearly Review. Journal of Management. v. 16, n. 2, p. 307-336, 1990.
KON, A. Economia Industrial. São Paulo: Nobel, 1994.
Melo, M. S. M. Energia eólica: aspectos técnicos e econômicos. Dissertação de mestrado. Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
OLIVEIRA, M. A. Implantando o Laboratório de Gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
REZENDE, J. L. P.; OLIVEIRA, A. D. Análise econômica e social de projetos florestais. 3. ed. Viçosa: UFV, 2013.
ROSS, S. A., WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. Corporate finance (6. ed.). New York: McGraw-Hill, 2003.
SAUAIA, A. C. A. Jogos de empresas: aprendizagem com satisfação. Revista de Administração. v.32, n.3, p.13-27, 1997.
SAUAIA, A. C. A. Conhecimento versus desempenho das organizações: um estudo empírico com jogos de empresas. Revista Eletrônica de Administração. v.12, n.1, 2006. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/read/article/view/40368>. Acesso em: 07 abr. 2018.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2ª edição. Atlas, São Paulo: 2002.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 6º. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
WRIGHT, P. L., KROLL, M. J., PARNELL, J. Administração Estratégica: conceitos. Trad. Celso A. Rimoli, Lenita R. Esteves. São Paulo, Atlas, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista LAGOS, in accordance with Law No. 9,610, of February 19, 1998, which alters, updates and consolidates the legislation on copyright and takes other measures, adopts the following conditions of the Assignment of Copyright:
The Journal of the Simulated Organizational Management Laboratory (LAGOS) maintains, with the assignment of copyrights, the possession of the rights over the contents published by it;
The author retains his moral rights to the content, including the right to be identified as the author whenever the content is published;
Despite the attribution of copyright, the author retains the right to reuse the material in future collections of his own work free of charge. The acknowledgments of the previous publication in Revista LAGOS are the only requirements in such cases;
The author may make photocopies of the content, or distribute it by e-mail or fax, provided that they are intended for his own classes and for the purpose of meeting research objectives, provided that: (a) such copies are not resold and (b) reference to the original source of the publication and the name of Revista LAGOS are clearly indicated on all copies made of the material.
Revista LAGOS reserves the right to make changes in the originals in order to maintain the cultured standard of the language, while ensuring the style of the authors.
Published works become the property of Revista LAGOS.
The opinions expressed by the authors are their sole responsibility.