Análise do efeito do investimento em marketing na venda de produtos: um estudo aplicado num jogo de empresas

Autores

  • Ariela Lopes de Carvalho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.10.2.338

Palavras-chave:

Investimento em marketing; Previsão de vendas; Jogo de empresas.

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre os investimentos em marketing e o faturamento de uma empresa simulada. Foi utilizada a pesquisa-ação como procedimento técnico. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso do modelo de previsão impacta diretamente no número de unidades vendidas, uma vez que ela auxilia os gestores nas tomadas de decisões. Nas rodadas em que se utilizou o modelo de previsão de vendas foi possível observar as variáveis independentes que possuem maior influência na venda do produto alfa. A variável “orçamento de marketing” não é a de maior influência, e sim o “preço”, que compete diretamente com o “número de vendedores”.

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Publicado

2020-04-21

Como Citar

LOPES DE CARVALHO, Ariela. Análise do efeito do investimento em marketing na venda de produtos: um estudo aplicado num jogo de empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 125–136, 2020. DOI: 10.20401/lagos.10.2.338. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/338. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Relatos científicos