Análise do efeito do investimento em marketing na venda de produtos: um estudo aplicado num jogo de empresas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.10.2.338Palavras-chave:
Investimento em marketing; Previsão de vendas; Jogo de empresas.Resumo
Este estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre os investimentos em marketing e o faturamento de uma empresa simulada. Foi utilizada a pesquisa-ação como procedimento técnico. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso do modelo de previsão impacta diretamente no número de unidades vendidas, uma vez que ela auxilia os gestores nas tomadas de decisões. Nas rodadas em que se utilizou o modelo de previsão de vendas foi possível observar as variáveis independentes que possuem maior influência na venda do produto alfa. A variável “orçamento de marketing” não é a de maior influência, e sim o “preço”, que compete diretamente com o “número de vendedores”.
Referências
CARVALHO, Wayne Vimieiro; SASAKI, Arthur Nascimento; SILVA, Matheus Viana da. Desenvolvimento de Modelo de Previsão de Vendas como Ferramenta de Apoio a Decisão em um Laboratório de Gestão. 2015. 25f. Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2015.
CHURCHILL, Gilbert A. Jr.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. Disponível em: <http://www.ead.cesumar.br/moodle2009/lib/ead/arquivosApostilas/389.pdf>. Acesso em: 08/07/2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
HONAISER, E. H. R.; SAUAIA, A. C. A. Desenvolvimento e Aplicação de um Modelo para Previsão de Demanda em Jogos de Empresas. RAC-Eletrônica, v. 2, n. 3, art. 7, p. 470-485, 2008.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 767p.
LACOMBE, Francisco. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009.
LIN, T. Y. Estudo de modelos de previsão de demanda. Núcleo de Pesquisas e Publicações da FGV-EAESP. v. 3, n. 1, p. 25-29, 2000.
MELO, Daniela de Castro; ALCÂNTARA, Rosane Lúcia Chicarelli. A gestão da demanda em cadeias de suprimentos: uma abordagem além da previsão de vendas. Gestão & Produção, v. 18, n. 4, 2012.
MENDES, João Batista. Utilização de jogos de empresas no ensino de contabilidade-uma experiência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Contabilidade Vista & Revista, v. 11, n. 3, p. 23-41, 2000.
136
Revista LAGOS – UFF, Volta Redonda, v. 10, n. 2, Jul / Dez 2019.
MOTTA, Gustavo da Silva; QUINTELLA, Rogério Hermida. A utilização de jogos e simulações de empresas nos cursos de graduação em administração no estado da Bahia. Revista Eletrônica de Administração, v. 18, n. 2, p. 317-338, 2012.
SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas: contribuições para a educação gerencial. 1995. Tese (Doutorado em Finanças e Marketing) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, University of São Paulo, São Paulo, 1995. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-23112005-193556/>. Acesso em: 08/07/2017.
_________________________. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogos de Empresas e pesquisa aplicada. Barueri, São Paulo: Manole, 2008.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação – 4. ed. revisada e atualizada. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p.
SERAFIM DA SILVA, Sheila; ALVARENGA DE OLIVEIRA, Murilo; CURTY LEAL JUNIO, Ilton. Modelo de previsão de venda em jogos de empresa: potencializando a prática dos gestores. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 2, 2016.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.