Relação entre o nível de investimentos em força de vendas e o retorno sobre os investimentos de uma empresa atacadista em um ambiente simulado

Autores

  • Raísa Caroline de Paula Mendonça Universidade Federal Fluminense
  • Caio Balbino Gomes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.11.1.349

Palavras-chave:

Jogo de empresas, Força de vendas, Retorno sobre investimentos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as variações das taxas de retorno sobre investimento em relação aos valores destinados à força de vendas de uma empresa atacadista em um ambiente simulado. Para atingi-lo foi realizado um estudo de caso com uma empresa simulada em uma disciplina de laboratório de gestão, ministrada em um curso de graduação em administração em uma Instituição Pública de Ensino Superior. Foi feita uma revisão teórica de força de vendas, retorno sobre investimento e jogos de empresas. Este estudo caracteriza-se como exploratório. Foram realizadas análises dos dados dos relatórios da empresa. Concluiu-se que, em certo nível, o aumento dos investimentos no departamento comercial não surte retornos proporcionais à empresa.

Biografia do Autor

Raísa Caroline de Paula Mendonça, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração UFF-VR

Caio Balbino Gomes, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Administração UFF-VR

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Publicado

2020-06-11

Como Citar

MENDONÇA, Raísa Caroline de Paula; GOMES, Caio Balbino. Relação entre o nível de investimentos em força de vendas e o retorno sobre os investimentos de uma empresa atacadista em um ambiente simulado. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 22–27, 2020. DOI: 10.20401/lagos.11.1.349. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/349. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos científicos