Engajamento da academia diante das questões práticas: a contribuição dos laboratórios de gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.12.2.375

Palavras-chave:

Engajamento acadêmico, Integração social, Jogos de empresas, Laboratório de gestão

Resumo

O impacto e seu significado traz grandes questões sobre a existência do propósito acadêmico. O envolvimento profundo com o público e a sociedade em geral revela a importância do maior engajamento acadêmico na busca pela integração e cocriação de soluções, unindo rigor científico com e relevância para as questões práticas enfrentadas pela sociedade, assim o objetivo deste editorial é discutir a contribuição dos ambientes de aprendizagem organizados como laboratórios de gestão para a ampliação do impacto das escolas de administração na sociedade em geral.

Biografia do Autor

Murilo A. Oliveira, UFF - PPGA - MPA

Doutor em Administração pela FEA-USP, graduado e Mestre em Administração (UFRRJ). É professor associado do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR).

Referências

Bartunek, J., & Rynes, S. (2014). Academics and Practitioners are Alike and Unlike: The Paradoxes of Academic–Practitioner Relationships. Journal Of Management, 40(5), 1181-1201. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206314529160

Hallinger, P., & Wang, R. (2020). The evolution of simulation-based learning across the disciplines, 1965–2018: A science map of the literature. Simulation & Gaming, 51(1), 9-32. DOI: https://doi.org/10.1177/1046878119888246

Hoffman, A. J. (2021). The engaged scholar: Expanding the impact of academic research in today’s world. Stanford University Press.

Mohsen, K., Abdollahi, S., & Omar, S. (2019). Evaluating the educational value of simulation games: Learners’ perspective. Innovations in Education and Teaching International, 56(4). DOI : https://doi.org/10.1080/14703297.2018.1515646

Oliveira, M. A. (2009). Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. DOI: 10.11606/T.12.2009.tde-18122009-094527 Recuperado em 2016-12-23, de www.teses.usp.br

Sauaia, A. C. A. (2015). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Editora Manole.

Sharma, G. & Bansal, P. (2020). Co-creating rigorous and relevant knowledge. Academy of Management Journal, 63(2): 386-410. DOI: https://doi.org/10.5465/amj.2016.0487

Wolfe, J. (2016). Assuring Business School Learning With Games. Simulation & Gaming, 47(2), 206–227. DOI : https://doi.org/10.1177/1046878116632872

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

OLIVEIRA, Murilo A. Engajamento da academia diante das questões práticas: a contribuição dos laboratórios de gestão. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 39–40, 2022. DOI: 10.20401/lagos.12.2.375. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/375. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Editorial