Engajamento da academia diante das questões práticas: a contribuição dos laboratórios de gestão
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.12.2.375Palavras-chave:
Engajamento acadêmico, Integração social, Jogos de empresas, Laboratório de gestãoResumo
O impacto e seu significado traz grandes questões sobre a existência do propósito acadêmico. O envolvimento profundo com o público e a sociedade em geral revela a importância do maior engajamento acadêmico na busca pela integração e cocriação de soluções, unindo rigor científico com e relevância para as questões práticas enfrentadas pela sociedade, assim o objetivo deste editorial é discutir a contribuição dos ambientes de aprendizagem organizados como laboratórios de gestão para a ampliação do impacto das escolas de administração na sociedade em geral.
Referências
Bartunek, J., & Rynes, S. (2014). Academics and Practitioners are Alike and Unlike: The Paradoxes of Academic–Practitioner Relationships. Journal Of Management, 40(5), 1181-1201. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206314529160
Hallinger, P., & Wang, R. (2020). The evolution of simulation-based learning across the disciplines, 1965–2018: A science map of the literature. Simulation & Gaming, 51(1), 9-32. DOI: https://doi.org/10.1177/1046878119888246
Hoffman, A. J. (2021). The engaged scholar: Expanding the impact of academic research in today’s world. Stanford University Press.
Mohsen, K., Abdollahi, S., & Omar, S. (2019). Evaluating the educational value of simulation games: Learners’ perspective. Innovations in Education and Teaching International, 56(4). DOI : https://doi.org/10.1080/14703297.2018.1515646
Oliveira, M. A. (2009). Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. DOI: 10.11606/T.12.2009.tde-18122009-094527 Recuperado em 2016-12-23, de www.teses.usp.br
Sauaia, A. C. A. (2015). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Editora Manole.
Sharma, G. & Bansal, P. (2020). Co-creating rigorous and relevant knowledge. Academy of Management Journal, 63(2): 386-410. DOI: https://doi.org/10.5465/amj.2016.0487
Wolfe, J. (2016). Assuring Business School Learning With Games. Simulation & Gaming, 47(2), 206–227. DOI : https://doi.org/10.1177/1046878116632872
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.