Sistema de Apoio à Decisão Baseado em Planilha Eletrônica: otimizando os Resultados de Indústrias no Laboratório de Gestão Organizacional Simulada
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.13.1.380Palavras-chave:
Jogo de Empresas, Sistema de Apoio, Microsoft ExcelResumo
A experiência de atuação como Indústria, proporcionada pelo Jogo de Empresas, proposto pela disciplina Laboratório de Gestão Organizacional Simulada, permite o desenvolvimento de um amplo conhecimento interdisciplinar, que leva o participante a deparar-se com situações que o desafiam a buscar soluções. Este trabalho é fruto da inquietação, provocada pela disciplina, que promoveu nos participantes a necessidade de buscar uma alternativa que permitisse visualizar com maior clareza todos os resultados gerados pelas decisões utilizadas no Jogo de Empresas, para que fosse possível direcionar com maior exatidão a busca por conhecimento necessário para o desenvolvimento de uma Indústria fictícia numa simulação organizacional. Dessa forma, apresentamos a criação de um artefato, elaborado com o Microsoft Excel®, denominado “Sistema de Apoio à Tomada de Decisão” (SATD), que tem como objetivo permitir a visualização antecipada do desempenho financeiro que uma indústria irá obter dentro do ambiente simulado, considerando todas as variáveis possíveis estabelecidas pelo Jogo de Empresa, combinado com as decisões tomadas pelos usuários, buscando atingir, assim, resultados mais próximos possíveis aos gerados pelo simulador Grego Mix.
Referências
Katz, R. (1974). Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 52(5), 90-102.
Sauaia, A. C. A. (2010). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. 2. ed. Barueri: Manole.
Sauaia, A. C. A. (2006). Conhecimento versus desempenho das organizações: um estudo empírico com jogos de empresas. Revista Eletrônica de Administração, – Edição 49 Vol. 12 No. 1, jan-fev 2006.
Zorzo, L. S., Both, C. L., Bolzan, E., Zorzo, L. V., & Ajala, R. S. (2018). A Utilização do Excel no Controle Gerencial e na Tomada de Decisão nas Organizações. Gestão e Desenvolvimento em Revista V. 4, N. 1, jan-jun/2018, p. 73-86.
Rodrigues, L. S. (2009). Utilização do Excel 2007 para Economia & Gestão. Lisboa: FCA.
SEBRAE. (2003) A informação nas MPEs paulistas: relatório de pesquisa / coordenador Marco Aurélio Bedê. São Paulo.
Fernandes, A. A., & Abreu, V. F. (2008). Implantando a Governança de TI da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. 2ª ed. Rio de Janeiro: Brasport.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.