Análise do efeito do investimento em marketing nos resultados de uma empresa atacadista de um ambiente simulado

Autores

  • Lívia Maria de Andrade Aguiar Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.13.1.382

Palavras-chave:

Jogo de empresas, Estratégia, Marketing, Retorno sobre investimentos

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é analisar o efeito das ações de marketing no ambiente empresarial simulado e o impacto desse investimento nos resultados de uma empresa atacadista. O estudo teve como base a análise dos relatórios de uma empresa atacadista fictícia do jogo de empresas. No levantamento bibliográfico, foi realizada uma construção teórica sobre a importância das estratégias de marketing de acordo com a literatura de administração de marketing, além de tratar dos conceitos de marketing, previsão de vendas e sobre o ambiente simulado dos jogos de empresas. Os resultados encontrados demonstram que as decisões de marketing influenciam nos resultados operacionais da empresa e que ao longo do jogo é importante investir em orçamento de marketing para obter melhores resultados com as vendas.

Biografia do Autor

Lívia Maria de Andrade Aguiar, Universidade Federal Fluminense

Curso de Administração do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ.

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Publicado

2023-01-19

Como Citar

AGUIAR, Lívia Maria de Andrade. Análise do efeito do investimento em marketing nos resultados de uma empresa atacadista de um ambiente simulado. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 8–11, 2023. DOI: 10.20401/lagos.13.1.382. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/382. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos científicos