Análise do efeito do investimento em marketing nos resultados de uma empresa atacadista de um ambiente simulado
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.13.1.382Palavras-chave:
Jogo de empresas, Estratégia, Marketing, Retorno sobre investimentosResumo
O objetivo central desta pesquisa é analisar o efeito das ações de marketing no ambiente empresarial simulado e o impacto desse investimento nos resultados de uma empresa atacadista. O estudo teve como base a análise dos relatórios de uma empresa atacadista fictícia do jogo de empresas. No levantamento bibliográfico, foi realizada uma construção teórica sobre a importância das estratégias de marketing de acordo com a literatura de administração de marketing, além de tratar dos conceitos de marketing, previsão de vendas e sobre o ambiente simulado dos jogos de empresas. Os resultados encontrados demonstram que as decisões de marketing influenciam nos resultados operacionais da empresa e que ao longo do jogo é importante investir em orçamento de marketing para obter melhores resultados com as vendas.
Referências
Chiavenato, I. (2014). Gestão de vendas: uma abordagem introdutória (284 p). 3. ed. Barueri: Manole.
Da Silva, R. A., & Franco, P. R. (2018). Jogos de Empresas: fundamentos para competir (322 p). Curitibia: InterSaberes.
Hooley, G. J., Saunders, J. A., & Piercy, N. F. (2005). Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo (480 p). 3. ed. São Paulo: Pearson.
Kotler, P., & Ketler, K. L. (2012). Administração de Marketing (767 p). 14. ed. São Paulo: Pearson.
Kotler, P. & Armstrong, G. (2007). Princípios de Marketing (602 p). 12. ed. São Paulo: Pearson
Rodrigues, A. (2016). Métricas de Marketing (197 p). São Paulo: Pearson.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (176 p). 4. ed. São Paulo: Atlas.
Silva, S. S., Oliveira, A. M., & Leal, C. I.(2016) Modelo de previsão de vendas em jogos de empresa: potencializando a prática dos gestores. Revista Pensamento Conteporâneo em Administração. https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.578
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.