Ferramenta decisória para o posicionamento estratégico de uma empresa atacadista
Palavras-chave:
Jogo de empresas, Previsão, Estratégia, Gestão de IndicadoresResumo
Através do Jogo de Empresas proposto na disciplina acadêmica Laboratório de Gestão Simulada, uma engrenagem tecnológica, denominada PADT (Planilha de Apoio à Tomada de Decisão), foi desenvolvida e aprimorada ao longo da dinâmica do ambiente simulado, objetivando a compilação de dados econômicos e financeiros estratégicos, necessários à tomada de decisão em cada rodada. A planilha foi refinada ao longo do jogo, onde comprovou sua eficiência com a obtenção de um dos melhores resultados na última rodada, em que a competitividade comercial alcançou o nível mais elevado. Assim, o estudo corrobora a necessidade de uma gestão baseada em dados, em que estes tornam-se uma ferramenta extremamente útil na tomada de decisão empresarial.
Referências
Amaral, H., & Pereira, J. G. (2021). Análise de Indicadores de Sazonalidade e Demanda Potencial para Otimizar a Precificação de um Atacado para um Ambiente Simulado. REVISTA LAGOS, 12(1), 17-22.
Cercilier, V., & Xavier, M. (2017). Gestão de Pessoas e Produtividade: Uma Análise das Aproximações Teórico-Empíricas num Simulador Organizacional. REVISTA LAGOS, 8(1). https://doi.org/10.20401/lagos.8.1.261
Faria, A. C. G., Vianna, C. da S., & da Silva, I. C. (2019). Análise de recompra: Um estudo da relação de recompra entre atacadista e indústrias em um ambiente simulado. REVISTA LAGOS, 10(1).
Laboratório de Gestão Organizacional Simulada; Material de Apoio Digital. Mapa mental das Regras & Formulário de Decisão.
Reis, L. G., & Pereira, C. A. (2006). Um estudo sobre a Utilização dos Indicadores de Desempenho em Jogos de Empresas e suas Relações com os Indicadores Referenciados pelo Mercado. Enfoque: Reflexão Contábil, 25(3), 29-40.
Silva, R. N. (2019). Analise dos métodos de apreçamento de produtos num jogo de empresa: estudo de caso de uma empresa atacadista. REVISTA LAGOS, 10(1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.