Ferramenta decisória para o posicionamento estratégico de uma empresa atacadista

Autores

  • Felipe de Mattos Portilho Universidade Federal Fluminense
  • Marcos Vinicius dos Santos Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Rodrigo da Silva Landim Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Jogo de empresas, Previsão, Estratégia, Gestão de Indicadores

Resumo

Através do Jogo de Empresas proposto na disciplina acadêmica Laboratório de Gestão Simulada, uma engrenagem tecnológica, denominada PADT (Planilha de Apoio à Tomada de Decisão), foi desenvolvida e aprimorada ao longo da dinâmica do ambiente simulado, objetivando a compilação de dados econômicos e financeiros estratégicos, necessários à tomada de decisão em cada rodada. A planilha foi refinada ao longo do jogo, onde comprovou sua eficiência com a obtenção de um dos melhores resultados na última rodada, em que a competitividade comercial alcançou o nível mais elevado. Assim, o estudo corrobora a necessidade de uma gestão baseada em dados, em que estes tornam-se uma ferramenta extremamente útil na tomada de decisão empresarial.

Biografia do Autor

Felipe de Mattos Portilho , Universidade Federal Fluminense

Curso de Administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ

Marcos Vinicius dos Santos Rodrigues , Universidade Federal Fluminense

Curso de Administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ

Rodrigo da Silva Landim, Universidade Federal Fluminense

Curso de Administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ

Referências

Amaral, H., & Pereira, J. G. (2021). Análise de Indicadores de Sazonalidade e Demanda Potencial para Otimizar a Precificação de um Atacado para um Ambiente Simulado. REVISTA LAGOS, 12(1), 17-22.

Cercilier, V., & Xavier, M. (2017). Gestão de Pessoas e Produtividade: Uma Análise das Aproximações Teórico-Empíricas num Simulador Organizacional. REVISTA LAGOS, 8(1). https://doi.org/10.20401/lagos.8.1.261

Faria, A. C. G., Vianna, C. da S., & da Silva, I. C. (2019). Análise de recompra: Um estudo da relação de recompra entre atacadista e indústrias em um ambiente simulado. REVISTA LAGOS, 10(1).

Laboratório de Gestão Organizacional Simulada; Material de Apoio Digital. Mapa mental das Regras & Formulário de Decisão.

Reis, L. G., & Pereira, C. A. (2006). Um estudo sobre a Utilização dos Indicadores de Desempenho em Jogos de Empresas e suas Relações com os Indicadores Referenciados pelo Mercado. Enfoque: Reflexão Contábil, 25(3), 29-40.

Silva, R. N. (2019). Analise dos métodos de apreçamento de produtos num jogo de empresa: estudo de caso de uma empresa atacadista. REVISTA LAGOS, 10(1).

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

PORTILHO , Felipe de Mattos; RODRIGUES , Marcos Vinicius dos Santos; LANDIM, Rodrigo da Silva. Ferramenta decisória para o posicionamento estratégico de uma empresa atacadista . REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 34–39, 2023. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/388. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos técnicos