Análise do impacto do investimento em uma controlada no desempenho no jogo de empresas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.13.2.390Palavras-chave:
Finanças, Jogo de empresas, InvestimentoResumo
Utilizada por todos setores da empresa, a gestão financeira possui ferramentas que possibilitam análises para melhores tomadas de decisões, o que também ocorre no Jogo de Empresas. Com o investimento em uma nova indústria e a verticalização da produção, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do investimento em uma controlada no desempenho do jogo. Para tanto, foram levantados dados a partir dos relatórios gerados pelo simulador do jogo, dados esses que foram tabulados, transformados em índices financeiros e posteriormente analisados. Foi possível concluir que o investimento em uma nova indústria impactou em sua grande parte de forma positiva no resultado financeiro da empresa, sendo necessário uma análise mais aprofundada dos anos seguintes para um melhor resultado de pesquisa.
Referências
ABDALLA M. M, CONEJERO M. A, OLIVEIRA M. A. Administração estratégica: da teoria à prática no Brasil. São Paulo: Atlas. 2019.
BLOCK, P. Consultoria infalível: Um guia prático, inspirador e estratégico. Brazil: Books, 2020.
CONEJERO M. A, OLIVEIRA M. A., ABDALLA M. M. Administração - Conceitos, Teoria e Prática aplicados à Realidade Brasileira. São Paulo: Atlas. 2022.
OLIVEIRA, M. A.; SILVA, S. S. Gestão Estratégica na Prática: um laboratório para gestores. Curitiba. CRV, 2019 (Livro Texto)
SAUAIA, A.C.A. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. 3ª. Ed. Manole: Barueri, S. Paulo, 2013.
SILVA SOBRINHO, Ana Paula; TOFOLI, Eduardo Teraóka. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA ORGANIZAÇÃO. Disponível em: http://www.unoeste.br/site/enepe/2017/suplementos/area/Socialis/02%20-%20Administra%C3%A7%C3%A3o/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DO%20PLANEJAMENTO%20FINANCEIRO%20NA%20ORGANIZA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.