Falha na comunicação com os atacados e a falta de vendas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.14.1.393Palavras-chave:
Jogo de empresas, Comunicação externa, Vendas, Administração estratégicaResumo
Num ambiente completamente competitivo e incerto do jogo de empresas, faz-se necessário monitorar o mercado e estabelecer uma boa comunicação com os clientes para a obtenção de um bom retorno financeiro/econômico da empresa. Este artigo apresenta como os problemas na comunicação externa afetaram o planejamento estratégico, o que comprometeu o faturamento da empresa no trimestre 3, além de afetar seu marketing e consequentemente, seus resultados. Por meio de uma consultoria especializada e também das análises dos resultados durante as rodadas, foi possível detectar os erros encontrados e submeter à empresa Amazontech a um processo bidirecional de replanejamento e estratégia. Mesmo com essa falha, foi possível observar melhoras no desempenho da empresa a partir do trimestre 4, o que significa que a empresa vem se esforçando para fazer com que suas vendas subam. Para a contestação desse problema foi utilizada a pesquisa exploratória por meio de relatórios, panorama setorial e análises dos resultados de forma qualitativa.
Referências
Canhada, D. I. D., & Rese, N. (2009). Contribuições da “estratégia como prática” ao pensamento em estratégia. REBRAE, 2(3), 273-289.
Carvalho Rezende, J. F., Avila, M., & Maia, R. S. (2012). Geração e gestão do valor por meio de métricas baseadas nas perspectivas do capital intelectual. Revista de Administração, 47(1), 51-67.
VASCONCELOS, P. (1998). Afinal o que é planejamento estratégico. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro.
Gualberto, C. L., Cario, S. A. F., & Dias, T. (2012). Estado e planejamento: o plano de metas do governo de Santa Catarina (1961 – 1970) – PLAMEG I e II – enquanto instrumento de política desenvolvimentista. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 5(3), 199-232.
Coltro, A., & Pazzini, ?. D. S. (2016). O Papel do Planejamento Estratégico em uma Organização. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 6(2), 136-156.
Jardim, WC e Marconatto, DAB (2020). Orientação Estratégica em PME's: A relação entre Estrutura Organizacional e Geração de Conhecimento. BASE-Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos , 17 (3), 392-428.
Conceito Específico:
Kich, J. I. F., & Pereira, M. F. (2011). A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico. Cadernos EBAPE.BR, 9(4), 1045-1065.
Silva, O. T., Fasoli, C., Patias, T. Z., & Camargo, M. E. (2010). Varejo estratégico: o papel da comunicação integrada. Revista Pretexto, 11(3), 102-127.
Correa, M. I. S., Souza, A. C. R., Moraes, I. C., Feitosa, C. S. P., & Melo, V. O. F. (2015). As Redes Sociais Digitais na Comunicação Organizacional: Um Estudo de Caso na Cidade do Recife. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 13(Ed. Especial), 340-348.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.