O investimento social como reflexo na motivação e produtividade dos colaboradores no jogo de empresas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.14.1.394Palavras-chave:
Jogo de empresas, Simulação, Investimento salarial, MotivaçãoResumo
Este estudo visa entender como os investimentos sociais – principalmente o aumento salarial e comissão – podem refletir na motivação dos vendedores atacadistas e no aumento do faturamento. Para a realização deste estudo, utilizou-se o período de dois anos de uma empresa do Laboratório de Gestão Simulada como forma de obtenção de dados, a fim de avaliar como os resultados destes anos modificaram de acordo com os incentivos investidos pelos diretores. Além disso, foram aplicados os métodos de pesquisa bibliográfica e experimental para afirmar as estratégias utilizadas no período da empresa e seus resultados alcançados.
Referências
MAXIMIANO, A. C. A. Recursos Humanos –estratégia e gestão de pessoas na sociedade global. 1 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoa-o novopapel dos recursos humanos nas organizações. 3ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2010.
MASLOW, A. Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1962
XAVIER, C. A importância da gestão estratégica de pessoas nas empresas. 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-gestao-estrategica-de-pessoas-nas-empresas/55500/> Acesso em: 29 junho 2015.
Chiavenato, Idalberto. (1999). Gestão de pessoal: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Campus.
Fitz-Enz, J. (2001). Retorno do investimento em capital humano: medindo o valor econômico do desempenho dos funcionários. São Paulo: Makron Books.
SAUAIA, Antônio Carlos A. Conhecimento Versus Desempenho das Organizações: Um 15 Estudo Empírico com Jogos de Empresas.Revista de Administração, v.12, n.1, edição 49, SãoPaulo: jan-fev 2006.
SOLOMON, Michael R.O Comportamento do consumidor:comprando, possuindo esendo. 11ª ed, Prentice Hall, 2016.-ok
Faria, A. C. G., Vianna, C. da S., & da Silva, I. C. (2019). Análise de recompra: Um estudo da relação de recompra entre atacadista e indústrias em um ambiente simulado. REVISTA LAGOS, 10(1). https://doi.org/10.20401/lagos.10.1.326
Mascarenhas, A. O. (2008). Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.