Exportação de produtos como estratégia para gestão de estoque de empresas atacadistas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.14.1.396Palavras-chave:
Jogo de empresas, Estratégia, Exportação, EstoqueResumo
Este artigo tem como objetivo entender como a exportação de produtos pode ser uma estratégia para minimizar os estoques de uma empresa atacadista em um ambiente de simulação. Para atingi-lo foi necessário avaliar o desempenho de uma empresa simulada de uma disciplina de laboratório de gestão, além de criar um mercado e suas regras para esta exportar seus produtos. O presente estudo é caracterizado como exploratório e utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa para apresentar um referencial teórico sobre estratégia e jogo de empresas, contextualizar como foi feita a exportação e quantificar os retornos que tal estratégia trouxe para a empresa. Concluiu-se que a exportação auxiliou no aumento do faturamento, mas que ela seria mais efetiva caso fosse utilizada em trimestres anteriores no jogo de empresas, além de que ela não garante uma melhora em outros indicadores financeiros, como a Margem Líquida e o Retorno sobre o Patrimônio Líquido.
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