Ciência aberta. O conhecimento tem preço ou valor?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13970793

Palavras-chave:

Ciência aberta, Conhecimento, Tecnologia, Transparência

Resumo

No editorial apresenta-se a importância da Ciência Aberta, abordando seu impacto na democratização do conhecimento e na produção tecnológica. Na década de 90, a "crise dos periódicos" foi causada pelo alto custo das assinaturas e a dificuldade das bibliotecas em acessar conteúdos, levando ao surgimento de formas de acesso livre a publicações científicas. Assim, a Ciência Aberta surgiu para promover a transparência ao compartilhar dados, métodos e resultados, permitindo a revisão e reprodução de estudos, além de facilitar a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas. Ao remover barreiras de acesso, a Ciência Aberta permite que pesquisadores de países em desenvolvimento acessem dados e publicações, ampliando a base de talentos e reduzindo custos de pesquisa. Com isso a Ciência Aberta aumenta o impacto social das descobertas científicas, tornando-as acessíveis ao público e beneficiando ONGs, formuladores de políticas e cidadãos. Também contribui para o aprendizado contínuo e a educação.

Biografia do Autor

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF) (PPGA)

Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor associado do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda). Possui pós-doutorado pela FEA-USP (2024) com a pesquisa Eficiência e Estudos do Futuro do Setor de OG, onde atua como pesquisador no grupo Profuturo FEA-USP. Foi professor visitante na Gustavson School of Business - University of Victoria, BC, Canada (2022-2023). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) (2015-2019) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizados nas Linhas: (1) Estratégia e Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Educação e aprendizagem gerencial e (3) Gerenciamento de Projetos, apoio à Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS).

Referências

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga. Ciência aberta. O conhecimento tem preço ou valor? . REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–2, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.13970793. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/404. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Editorial