Vantagem Competitiva e geração de valor: Analisando os Fundamentos da Visão Baseada em Mercado e da Visão Baseada em Recursos num Simulador de Estratégia Empresarial.
Palavras-chave:
Jogo de Empresas, Vantagem Competitiva, Visão Baseada em Recursos, Visão Baseada em MercadoResumo
A busca por sucesso é uma máxima no ambiente empresarial contemporâneo. Esta busca traz consigo preocupações quanto à geração de valor e o posicionamento das empresas perante seus concorrentes, o que leva os gestores a uma inquietação recorrente: como obter vantagem competitiva e gerar valor superior? Teóricos como Porter (1986), Penrose (1959), Wernerfelt (1984), Prahalad e Hamel (1990), Barney e Hesterly (2007) buscaram responder esta questão apresentando modelos teóricos fundamentais para área da estratégia empresarial, de onde se destacam duas vertentes dominantes: visão baseada em mercado (VBM) e a visão baseada em recursos (VBR). Tendo como gancho o estudo desenvolvido por Guimarães e Oliveira (2010), o que se propõe no presente artigo é discutir não só a adoção de tais modelos e seus impactos num ambiente controlado, como também analisar a trajetória da empresa simulada que adotou a estratégia de se posicionar no “meio”, ou seja, buscar obter vantagem competitiva seguindo preceitos dos dois modelos apresentados. É necessário esclarecer que este ambiente controlado foi baseado num jogo de empresas que utilizou como ferramenta didática, um simulador de estratégia empresarial. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam uma pesquisa descritiva desenvolvida por meio de um estudo de caso da mesma equipe analisada no artigo citado, formada por alunos agora do sétimo semestre do curso de Administração de uma Universidade Federal no estado do Rio de Janeiro. Os resultados da análise indicam, mais uma vez, que a dicotomia existente entre estes modelos não se justifica visto que a empresa estudada foi novamente líder em termos de lucratividade, volume de vendas e taxa de retorno adotando os dois modelos como norteadores de suas ações, o que sugere a integração e complementaridade dos modelos teóricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.