Vantagem Competitiva e geração de valor: Analisando os Fundamentos da Visão Baseada em Mercado e da Visão Baseada em Recursos num Simulador de Estratégia Empresarial.
Keywords:
Jogo de Empresas, Vantagem Competitiva, Visão Baseada em Recursos, Visão Baseada em MercadoAbstract
A busca por sucesso é uma máxima no ambiente empresarial contemporâneo. Esta busca traz consigo preocupações quanto à geração de valor e o posicionamento das empresas perante seus concorrentes, o que leva os gestores a uma inquietação recorrente: como obter vantagem competitiva e gerar valor superior? Teóricos como Porter (1986), Penrose (1959), Wernerfelt (1984), Prahalad e Hamel (1990), Barney e Hesterly (2007) buscaram responder esta questão apresentando modelos teóricos fundamentais para área da estratégia empresarial, de onde se destacam duas vertentes dominantes: visão baseada em mercado (VBM) e a visão baseada em recursos (VBR). Tendo como gancho o estudo desenvolvido por Guimarães e Oliveira (2010), o que se propõe no presente artigo é discutir não só a adoção de tais modelos e seus impactos num ambiente controlado, como também analisar a trajetória da empresa simulada que adotou a estratégia de se posicionar no “meio”, ou seja, buscar obter vantagem competitiva seguindo preceitos dos dois modelos apresentados. É necessário esclarecer que este ambiente controlado foi baseado num jogo de empresas que utilizou como ferramenta didática, um simulador de estratégia empresarial. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam uma pesquisa descritiva desenvolvida por meio de um estudo de caso da mesma equipe analisada no artigo citado, formada por alunos agora do sétimo semestre do curso de Administração de uma Universidade Federal no estado do Rio de Janeiro. Os resultados da análise indicam, mais uma vez, que a dicotomia existente entre estes modelos não se justifica visto que a empresa estudada foi novamente líder em termos de lucratividade, volume de vendas e taxa de retorno adotando os dois modelos como norteadores de suas ações, o que sugere a integração e complementaridade dos modelos teóricos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista LAGOS, in accordance with Law No. 9,610, of February 19, 1998, which alters, updates and consolidates the legislation on copyright and takes other measures, adopts the following conditions of the Assignment of Copyright:
The Journal of the Simulated Organizational Management Laboratory (LAGOS) maintains, with the assignment of copyrights, the possession of the rights over the contents published by it;
The author retains his moral rights to the content, including the right to be identified as the author whenever the content is published;
Despite the attribution of copyright, the author retains the right to reuse the material in future collections of his own work free of charge. The acknowledgments of the previous publication in Revista LAGOS are the only requirements in such cases;
The author may make photocopies of the content, or distribute it by e-mail or fax, provided that they are intended for his own classes and for the purpose of meeting research objectives, provided that: (a) such copies are not resold and (b) reference to the original source of the publication and the name of Revista LAGOS are clearly indicated on all copies made of the material.
Revista LAGOS reserves the right to make changes in the originals in order to maintain the cultured standard of the language, while ensuring the style of the authors.
Published works become the property of Revista LAGOS.
The opinions expressed by the authors are their sole responsibility.