Decisões de preço em jogos de empresas: o estudo das elasticidades e do ponto de equilíbrio como ferramentas de apoio à decisão
Palavras-chave:
Jogo de Empresas, Elasticidade Preço-demanda, Elasticidade Preço-ofertaResumo
Diante da competitividade que circunda as organizações e da busca constante pelo aumento da produtividade e redução dos custos, o preço tem uma relevante contribuição na estratégia mercadológica. Por essa razão elaborar uma política de preços requer a análise prévia de como o mesmo pode exercer influência sobre as vendas de uma empresa e consequentemente sobre sua receita. Para isso foram estudados conceitos como fundamentos econômicos do preço, elasticidade preço-demanda, equilíbrio de mercado e receita marginal. O presente artigo foi desenvolvido através de um estudo de caso de uma empresa simulada pertencente a um jogo de empresas, aplicado no curso de Administração de Empresas de uma Instituição Federal de Ensino Superior, localizada no Estado do Rio de Janeiro. Analisou-se, portanto, a influência das decisões de preço na demanda e oferta de uma empresa simulada e consequentemente na sua receita. Através desta identificou-se o ponto de equilíbrio do mercado desta empresa simulada, determinando o preço no qual a demanda e a oferta se igualam. Embora o estudo tenha apontado que essa abordagem quando utilizada isoladamente, apresente limitações, a mesma pode servir como um direcionador para empresa definir o nível de preço que gera perda de receita e consequentemente de lucro.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.