Decisões de preço em jogos de empresas: o estudo das elasticidades e do ponto de equilíbrio como ferramentas de apoio à decisão

Autores

  • Mônica Nogueira Lemos Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Jogo de Empresas, Elasticidade Preço-demanda, Elasticidade Preço-oferta

Resumo

Diante da competitividade que circunda as organizações e da busca constante pelo aumento da produtividade e redução dos custos, o preço tem uma relevante contribuição na estratégia mercadológica. Por essa razão elaborar uma política de preços requer a análise prévia de como o mesmo pode exercer influência sobre as vendas de uma empresa e consequentemente sobre sua receita. Para isso foram estudados conceitos como fundamentos econômicos do preço, elasticidade preço-demanda, equilíbrio de mercado e receita marginal. O presente artigo foi desenvolvido através de um estudo de caso de uma empresa simulada pertencente a um jogo de empresas, aplicado no curso de Administração de Empresas de uma Instituição Federal de Ensino Superior, localizada no Estado do Rio de Janeiro. Analisou-se, portanto, a influência das decisões de preço na demanda e oferta de uma empresa simulada e consequentemente na sua receita. Através desta identificou-se o ponto de equilíbrio do mercado desta empresa simulada, determinando o preço no qual a demanda e a oferta se igualam. Embora o estudo tenha apontado que essa abordagem quando utilizada isoladamente, apresente limitações, a mesma pode servir como um direcionador para empresa definir o nível de preço que gera perda de receita e consequentemente de lucro.

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Como Citar

LEMOS, Mônica Nogueira. Decisões de preço em jogos de empresas: o estudo das elasticidades e do ponto de equilíbrio como ferramentas de apoio à decisão. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/65. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados