Relação Interoganizacional e a Teoria dos Custos de Transação: um estudo de caso de empresas simuladas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.8.2.269

Keywords:

Relação Interorganizacional, Custos de Transação, Margem de Contribuição, Jogos de Empresas.

Abstract

As relações interorganizacionais são típicas do mercado. Nestas, as organizações buscam, essencialmente, reduzir seus custos e obter melhores resultados. Com isso, faz-se a pergunta: quais influências são geradas pelas relações interoganizacionais entre duas empresas em um jogo de empresas? Esta pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos que caracterizam a relação interorganizacional de duas empresas de um jogo de empresas. E desse modo, busca-se comparar o desempenho entre elas, baseando-se em análises das margens de contribuição presentes nos relatórios gerenciais gerados pelo simulador. Quanto aos métodos de pesquisa, este trabalho é classificado como pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso, e que possui natureza aplicada e abordagem qualitativa. Concluiu-se, portanto, que as relações interorganizacionais quando bem estabelecidas, com a elaboração de contratos, podem minimizar os custos de transação das organizações. Contudo, o contrário também pode ser visto, caso as renegociações sejam recorrentes em razão da falta de contrato e de acordos entre as empresas.

Author Biographies

Raquel de Souza Corrêa, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Contábeis pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2018-atual). Bacharel em Administração pela UFF (2013-2017), integrante do grupo de pesquisa NEFES - Núcleo de Estudos Fronteiriços em Estratégia e Sociedade do Departamento de Administração da UFF (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3043984121620650) (2016-atual). Atuou como bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC - CNPq/UFF (2016-2017) e da RASI - Revista de Administração Sociedade e Inovação (2017-2019). As principais áreas de interesse são: Administração Estratégica, Organizações e Sociedade.

Taymara da Silva Avelar Braz, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Administração/UFF

References

BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. Economics of strategy. John Wiley & Sons, 2012.

FAGUNDES, J. Economia institucional: custos de transação e impactos sobre política de defesa da concorrência. Revista de Economia Contemporânea, v. 2, p. 119-144, 1997.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 2002

KEYS, B.; WOLFE, J. The role of management games and simulations in education and research. Journal of management, v. 16, n. 2, p. 307-336, 1990.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. In: Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall, 2007.

LAS CASAS, A.L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 6 ed. São Paulo: Atlas. 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2009.

MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria geral da administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MOTTA, G. S.; ARMOND-MELO, D.R; PAIXÃO, R.B. O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos. RAC-Revista de Administracao Contemporanea, v. 16, n. 3, p. 342-360, 2012.

OLIVEIRA, M. A. Implantando o Laboratório de Gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, M. A; SAUAIA, A. C. A. Impressão docente para aprendizagem vivencial: um estudo dos benefícios dos jogos de empresas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 355-391, 2011.

SAUAIA, A. C. A. Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas: contribuições para a educação gerencial. 1995. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SAUAIA, A. C. A. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Manole: Barueri, São Paulo, 2008.

SILVA, G.; DACORSO, A. L. R. Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa. Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 3, p. 251-268, 2013.

WEBSTER JR, F. E.; WIND, Y. A general model for understanding organizational buying behavior. The Journal of Marketing, p. 12-19, 1972.

WILLIAMSON. O. E. The Economic Institutions of Capitalism: firms, markets, relational contracting. London: Collier Macmillan Publishers, 1985.

Published

2017-10-20

How to Cite

CORRÊA, Raquel de Souza; BRAZ, Taymara da Silva Avelar. Relação Interoganizacional e a Teoria dos Custos de Transação: um estudo de caso de empresas simuladas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 8, n. 2, 2017. DOI: 10.20401/lagos.8.2.269. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/269. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Pesquisa aplicada em ambientes simulados