Administração de Ativos Circulantes de Curto Prazo: um estudo sobre a gestão de caixa em um jogo de empresas

Authors

  • Bruno Gil Saar Monteiro Universidade Federal Fluminense
  • Camila de Souza Braz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.9.1.281

Keywords:

Liquidez, Ativo Circulante, Caixa, Jogos de Empresas.

Abstract

Não há como tratar de gestão empresarial e administração sem dar a devida importância à administração financeira. Em um ambiente simulado não é diferente. O artigo é um estudo de caso que trata de um dos pontos importantes do gerenciamento financeiro da disciplina de laboratório de gestão em um curso de graduação de administração. Foram realizadas indagações a respeito da gestão do caixa de determinada organização no jogo de empresas. É importante que a organização realize uma gestão precisa dos recebimentos e pagamentos? Há retornos consideráveis a partir da previsibilidade aliada à aplicação dos valores em caixa? Foi avaliada a gestão financeira no decorrer da simulação com a implantação de ações corretivas dos ativos circulantes da empresa, tendo em vista obter um retorno sobre os valores que até então estavam em excesso na conta caixa do balanço patrimonial. Por fim, esse contexto foi analisado fora do ambiente simulado, demonstrando a importância para a gestão financeira em organizações reais e como o retorno pode ser impactado.

Author Biographies

Bruno Gil Saar Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Administração/UFF-VR

Camila de Souza Braz, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Administração/UFF-VR

References

ASSAF NETO, A; SILVA; C. A. T. Administração do capital de giro. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BARBOSA, A. S. dos; QUINTANA, A. C. Gestão de Disponível: um Estudo em Micro, Pequenas e Médias Empresas. Revista de Administração da UNIMEP. v.11, n.3, Set/Dez-2013.

BRAGA, R.; NOSSA, V.; MARQUES, J. A. V. C. Uma proposta para a análise integrada da liquidez e rentabilidade das empresas. Revista Contabilidade & Finanças, edição especial, p. 51-64, jun. 2004.

FORTMULLER, R. Learning Through Business Games: Acquiring Competences Within Virtual Realities. Simulation & Gaming, v. 40, n. 1, p 68-83, 2009.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2009.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2010.

LEMES JUNIOR, A. B.; RIGO, C. M.; CHEROBIM, A. P. M. S. Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. São Paulo, 2005.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINS, E.; MIRANDA, G. J.; DINIZ, J. A. Análise Didática das Demonstrações Contábeis. 2 ed. São Paulo, Atlas, 2018.

MOTTA, G. da S.; MELO, D. R. A. DE; PAIXÃO, R. B. O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, p. 342–359, 2012.

NICOLINI, A. Qual será o Futuro das Fábricas de Administradores? Revista de Administração de Empresas FVG, São Paulo, v. 43, n.2, p. 44-54, abr-maio-jun, 2003.

OLIVEIRA, A. F. C. S.; FILHO, A. D. P.; AMARAL, H. F. A relevância da gestão financeira de curto prazo. Cont. Vista & Ver. Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 35-50, dez. 2001.

ROSS, S. A. Administração financeira. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

SAUAIA, A. C. A. Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Barueri: Manole, 2008

SILVA, J. P. Análise financeira das empresas. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

VERGARA, S. C. Tipos de pesquisa em administração. 1990.

Published

2018-08-30

How to Cite

MONTEIRO, Bruno Gil Saar; BRAZ, Camila de Souza. Administração de Ativos Circulantes de Curto Prazo: um estudo sobre a gestão de caixa em um jogo de empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 9, n. 1, 2018. DOI: 10.20401/lagos.9.1.281. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/281. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Pesquisa aplicada em ambientes simulados