Comakership: desenvolvimento de parceria entre fornecedor e cliente no ambiente de gestão simulada

Authors

  • Gabriela Brunelli Freire Universidade Federal Fluminense
  • Lara Carreiro da Matta Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.9.2.289

Keywords:

Fornecedores, Parceria, Comakership, Jogo de empresas.

Abstract

A competitividade torna cada vez mais imperativa a necessidade das empresas de desenvolver relacionamentos de parcerias com seus fornecedores, abandonando a visão de adversário que se tinha tradicionalmente, a fim de se conseguir maior competitividade e melhorar a relação com os clientes com base no oferecimento de melhores produtos e condições. Com base neste cenário, o objetivo do presente artigo consiste em analisar a importância e os efeitos da aplicação do comakership, que se traduz em parceria em grau elevado, no desempenho de uma indústria em um ambiente de gestão simulada. No que se refere ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, com procedimentos técnicos baseados em um modelo híbrido que se utiliza de pesquisa documental e estudo de caso, o que viabiliza a avaliação e comparação de desempenho sob a perspectiva de antes e depois da aplicação do comakership em um jogo de empresas.

Author Biographies

Gabriela Brunelli Freire, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração/UFF-VR

Lara Carreiro da Matta, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Possui experiência profissional na área de Suprimentos e de Administração de Materiais, e no momento atua como Analista de Planejamento na Companhia Siderúrgica Nacional.

References

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo, Saraiva, 2006.

MARTINS, P. G.; CAMPOS P. R. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

KOTLER, P. Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

SANTOS, R. dos. "Jogos de empresas" aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de contabilidade. Rev. contab. finanç. v. 14, n. 31, p. 78-95, 2003.

GORENDER, J. Globalização, tecnologia e relações de trabalho. Estud. av., São Paulo , v. 11, n. 29, p. 311-361, 1997.

DELUIZ, N. A globalização econômica e os desafios à formação profissional. Boletim técnico do Senac, v. 30, n. 3, 2017.

NASCIMENTO, N. M. Do; SOUZA, J. S. F. de; VALENTIM, M. L. P.; MORO-CABELO, M. M. Gerenciamento dos fluxos de informação como requisito para a preservação da memória organizacional: um diferencial competitivo. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. v. 6, n. 1, p. 29-44, 2016.

Teixeira E. As Três metodologias. Acadêmica, da ciência e da pesquisa. 8ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos e pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL. A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONTIJO, F. E. K.; DIAS, A. M. de P.; DIAS, J. da S.; ARAÚJO, T. S. Estratégia de fornecimento na indústria de duas rodas: um estudo de caso de comakership. 2010.

CENTENARO, A.; LAIMER, C. G. Relações de cooperação e a competitividade no setor supermercadista. Rev. bras. gest. neg., São Paulo, v. 19, n. 63, p. 65-81, 2017.

OLIVEIRA, M. A. Implantando o Laboratório de Gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo. Departamento de Administração, Economia e Contabilidade. São Paulo, 2009.

CAMPOS, Eduardo Pacheco et al. Jogos de Empresas: Um Estudo sobre quem e como se utiliza no Brasil. Polêm!ca. v. 13, n. 3, p. 1462-1496, 2014.

SCHAFRANSKI, L. E. Jogos de gestão da produção: desenvolvimento e validação. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção). Programa da Pós-Graduação em Engenharia da Produção – Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC: Florianópolis, 2002.

MENDES, J. B.Utilização de Jogos de Empresas no ensino de Contabilidade - Uma experiência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Contabilidade Vista & Revista. v. 11, n. 3, p. 23-41, 2000.

GOLDSCHMIDT, P. C. Simulação e jogo de empresas. Rev. adm. empres. v. 17, n. 3, p. 43-46, 1977.

BEVAN, J. What is Co-Makership. International Journal of Quality & Reliability Management. v. 4, n. 3, p.47-56, 1987.

MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica. v. 18, n. 39, 2012.

CORSO, J. M.; SILVA, W. V.; SANDRINI, G. Alianças Estratégicas e Vantagem Competitiva: Uma Visão Analítica da Cadeia de Fornecedores. Revista de Gestão. v. 12, n. 4, p. 17, 2005.

Published

2018-10-17

How to Cite

FREIRE, Gabriela Brunelli; MATTA, Lara Carreiro da. Comakership: desenvolvimento de parceria entre fornecedor e cliente no ambiente de gestão simulada. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 9, n. 2, 2018. DOI: 10.20401/lagos.9.2.289. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/289. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Pesquisa aplicada em ambientes simulados