Análise de recompra: Um estudo da relação de recompra entre atacadista e indústrias em um ambiente simulado

Authors

  • Alysson Clarck Gomes Faria Universidade Federal Fluminense
  • Carolina da Silva Vianna Universidade Federal Fluminense
  • Ingrid Consolação da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.10.1.326

Keywords:

Atacados, Recompra, Ambiente Simulado, Fidelização

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo averiguar se houve algum padrão na estratégia de compra dos atacados na disciplina Lagos II, ofertada no curso de Administração, em uma Universidade no interior do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa partiu da observação de que um dos atacados realizou as compras de todas as rodadas com um único fornecedor, mesmo após a abertura do mercado para outras empresas. Para identificar se há ou não comportamento parecido dos outros atacados, o trabalho explicou o que é um ambiente simulado, a fidelização e satisfação dos consumidores, e o que é recompra e quais fatores levam a ela. Os diretores dos atacados foram entrevistados, e as respostas discutidas através de uma análise do discurso. A pesquisa concluiu que não ocorreram comportamentos similares nos outros atacados, e identificou os fatores mais significativos para o processo de tomada de decisão.

Author Biographies

Alysson Clarck Gomes Faria, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Administração/UFF-VR

Carolina da Silva Vianna, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração/UFF

Ingrid Consolação da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração/UFF

References

ALBUQUERQUE, Gutierre Lima. Marketing de relacionamento como fator de satisfação dos clientes da ABN-AMRO. 2006. Disponível em: < http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/781/2/20174600.pdf> Acesso em 20 out. 2018. (Monografia apresentada como um dos requisitos para conclusão do Curso de Administração do UNICEUB – Centro Universitário de Brasília.)

ALVES, Carlos Alberto. A relação entre a experiência de compra e a intenção de recompra moderada pela satisfação e pela confiança do consumidor. 2016. 11º Congresso Latino-Americano de Varejo:"Engaging and Interactive Shopper Experience”. São Paulo. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/clav/>. Acesso em: 16 set 2018.

BARAZZETTI, Larissa; DE SOUZA, Larissa Indicatti; PISSAIA, Marina Vergani. Marketing de relacionamento. (Trabalho desenvolvido para a cadeira de Estudo de Mercado do Curso de Comunicação Social – Hab. em Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ministrado pela professora Grazielle Betina Brandt.)

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008. Disponível em: <http://rica.unibes.com.br/index.php/rica/article/viewArticle/243>. Acesso em 21 out 2018.

DE CARVALHO, Larissy Pereira Vieira; ASSUNÇÃO, Maria Letícia Tavares; MOREIRA, Roseilda Nunes. Marketing de relacionamento para fidelização e retenção de clientes: um estudo de caso na Cerâmica Assunção. Revista de Administração da UNI7, v. 2, n. 1, p. 191-219,2018. Disponível em <http://www.uni7.edu.br/periodicos/index.php/revistadaadministracao/article/view/804 > Acesso em 20 out. 2018.

DE OLIVEIRA, Ana Caroline et al. Influência da Experiência de Compra sobre a Intenção de Recompra do Consumidor: uma Análise no Comércio Varejista do Alto Tietê. Disponível em: lt;https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/18420180.pdf> Acesso em: 20 out. 2018. ( XI simpósio de excelência em gestão de tecnologia 2014).

FERREIRA, Almir Miranda. Gestão da satisfação e fidelidade do cliente :um estudo dos fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade no turismo regional. 2006. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14977>. Acesso em: 16 set 2018.

HENRIQUE, Jorge Luiz. Dos valores pessoais às fases da lealdade. 2009. 289 f. Dissertação (Doutorado em Administação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: <HTTP://hdl.handle.net/10183/16068>. Acesso em: 20 out 2018.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª edição. Editora Atlas, São Paulo, 2009.

LARÁN, Juliano Aita; ESPINOZA, Francine da Silveira. Consumidores satisfeitos, e então? Analisando a satisfação como antecedente da lealdade. Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. 2, p. 51-70, 2004.

LOPES, Evandro Luiz; SILVA, Dirceu. MODELOS INTEGRATIVOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA REVISÃO TEÓRICA. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 03-23, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=471747526002>. Acesso em: 16 set 2018.

MOTTA, Gustavo da Silva; MELO, Daniel Reis Armond de; PAIXÃO, Roberto Brazileiro. O Jogo de Empresas no Processo de Aprendizagem em Administração: o Discurso Coletivo de Alunos. Revista de Administração Contemporânea (RAC), Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, art. 1, pp. 342-359, Maio/Jun. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1415- 65552012000300002>. Acesso em: 16 set 2018.

NAGEL, Mateus de Brito. Satisfação Pós-Recuperação e Intenção de Recompra no Varejo Online: A Proposição de Moderadores dessa Relação. 2014. Dissertação (Pós- Graduação em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/97714>. Acesso em: 16 set 2018.

ROSAS, Andre Rosenfeld; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Jogos de empresas na educação superior no Brasil: perspectivas para 2010. Reflexão Contábil, vol. 25 - N.2, p. 72-85, Set/Dez 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v25i3.3489>. Acesso em: 20 out 2018.

SANTOS, Carlos Jose Giudice. Tipos de Pesquisa. Disciplina de Metodologia Científica. 2010. Disponível em: <http://www.oficinadapesquisa.com.br/APOSTILAS/METODOL/_OF.TIPOS_PESQU ISA.PDF>. Acesso em 21 out 2018.

SANTOS, Roberto Vatan dos. “JOGOS DE EMPRESAS” APLICADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE. Revista contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, n. 31, p. 78 - 95, janeiro/abril 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772003000100006>. Acesso em: 16 set 2018

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Conhecimento versus desempenho das organizações: um estudo empírico com jogos de empresas. REAd-Revista Eletrônica de Administração, v. 12, n. 1, 2006.

SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Satisfação e aprendizagem em jogos de empresas: contribuições para a educação gerencial. Revista de Administração, v. 32, n. 3, p. 13-27, 1997. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/18447/jogos-de- empresas--aprendizagem-com-satisfacao/i/pt-br>. Acesso em: 16 set 2018.

SHETH, Jagdish N.,; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11ª ed, Prentice Hall, 2016.- ok

VERGARA, Sylvia Constant. Tipos de pesquisa em Administração. FGV Ebape - Cadernos Ebape, nº 52, 1990. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10438/12861>. Acesso em 21 out 2018.

Published

2019-09-28

How to Cite

FARIA, Alysson Clarck Gomes; VIANNA, Carolina da Silva; DA SILVA, Ingrid Consolação. Análise de recompra: Um estudo da relação de recompra entre atacadista e indústrias em um ambiente simulado. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 10, n. 1, 2019. DOI: 10.20401/lagos.10.1.326. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/326. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos científicos