Com a Palavra os Estudantes: uma Análise da Orientação Científica no Laboratório de Gestão

Authors

  • Larissa Farinazo de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense

Keywords:

Pesquisa Científica, Ensino em Administração, Laboratório de Gestão

Abstract

O estudo traz uma reflexão sobre a pesquisa científica em Administração no Brasil e como esta tem sido conduzida no curso de graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda. O objetivo foi analisar a contribuição das disciplinas que orientam a pesquisa científica, a respostas dos alunos sobre a importância da investigação científica em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como aplicada, quantitativa e descritiva e envolveu o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: um questionário para levantamento de opinião dos alunos e o levantamento de suas notas obtidas no artigo produzido no âmbito do programa intitulado Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) e as notas nas atividades do trabalho de conclusão de curso (TCC). O primeiro resultado revela que o Laboratório de Gestão complementa as atividades da disciplina de Metodologia, o segundo indica uma relação entre o desempenho dos alunos no artigo realizado no Laboratório de Gestão e o desempenho destes no TCC e o terceiro resultado evidencia o reconhecimento dos alunos quanto a pesquisa como uma prática relevante ao bom desempenho no TCC. De modo geral, os resultados demonstram a importância da pesquisa cientifica e sua boa condução para a melhor formação dos alunos, e o sucesso do uso de uma metodologia inovadora que integra educação gerencial e pesquisa, o Laboratório de Gestão.

How to Cite

SOUZA, Larissa Farinazo de; OLIVEIRA, Murilo Alvarenga. Com a Palavra os Estudantes: uma Análise da Orientação Científica no Laboratório de Gestão. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/73. Acesso em: 20 sep. 2024.

Issue

Section

Novas abordagens educacionais em administração