Novas Metodologias Educacionais: A Formação de Instrutores para Condução do Laboratório de Gestão num Curso de Administração
Abstract
O caráter pouco envolvente das aulas expositivas tradicionais revela a necessidade de uma nova abordagem de ensino-aprendizagem, que seja capaz de transformar o aluno em protagonista de suas ações e não apenas mero “receptor” de informações. Para transformar é necessário também que os docentes, que são fruto do processo pedagógico tradicional e possuem formações heterogêneas, sejam instruídos de forma a orientar seus alunos dentro deste novo contexto mais dinâmico e interdisciplinar. O estudo visitou referenciais teóricos como Capacitação Docente (SALM, 2007; LACOMBE, 2007), Aprendizagem Vivencial (HOOVER, 1974; CRIDAL, 2003), Jogos de Empresas (SANTOS, 2003; PIRES, 2007) e Laboratório de Gestão (OLIVEIRA e SAUAIA, 2008). O presente trabalho descreve, através de um estudo exploratório, as principais ocorrências de um curso de Formação de Instrutores, realizado numa IFES no Estado do Rio de Janeiro, para um novo conceito de metodologia educacional proposta por Sauaia (2008), denominado Laboratório de Gestão. O curso contou com a participação de nove docentes do curso de Administração que demonstravam interesse em ampliar as propostas do programa para o curso como um todo, visando assim criar uma nova estrutura de aprendizagem centrada na participação efetiva do aluno enquanto protagonista na construção do conhecimento. Os resultados apontam a formação de visão interdisciplinar, mediante uma nova postura docente, e também o despertar para uma cultura educacional inovadora representada por uma proposta de integração das disciplinas ao programa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista LAGOS, in accordance with Law No. 9,610, of February 19, 1998, which alters, updates and consolidates the legislation on copyright and takes other measures, adopts the following conditions of the Assignment of Copyright:
The Journal of the Simulated Organizational Management Laboratory (LAGOS) maintains, with the assignment of copyrights, the possession of the rights over the contents published by it;
The author retains his moral rights to the content, including the right to be identified as the author whenever the content is published;
Despite the attribution of copyright, the author retains the right to reuse the material in future collections of his own work free of charge. The acknowledgments of the previous publication in Revista LAGOS are the only requirements in such cases;
The author may make photocopies of the content, or distribute it by e-mail or fax, provided that they are intended for his own classes and for the purpose of meeting research objectives, provided that: (a) such copies are not resold and (b) reference to the original source of the publication and the name of Revista LAGOS are clearly indicated on all copies made of the material.
Revista LAGOS reserves the right to make changes in the originals in order to maintain the cultured standard of the language, while ensuring the style of the authors.
Published works become the property of Revista LAGOS.
The opinions expressed by the authors are their sole responsibility.