A Influência da Racionalidade Limitada e do Oportunismo em um jogo de Empresas.

Autores

  • Miller Jose Vargas Gonzaga UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palavras-chave:

Racionalidade limitada, Oportunismo, Jogos de empresa.

Resumo

A tomada de decisão é um desafio para os gestores. São muitas as variáveis que impactam o desempenho da empresa. Fatores como risco e incerteza operam constantemente no ambiente corporativo, dificultando a tomada de decisão. Somado a eles, há também aspectos como escassez de informações, baixa retenção de dados na memória e aversões a riscos decorrentes de perdas passadas, que podem enviesar uma decisão. Essas são restrições caractesticas da racionalidade limitada humana. O oportunismo é outro fator que exerce grande influência na tomada de decisão. Nesse sentido, o presente trabalho busca avaliar a percepção de participantes de um jogo de empresas sobre o nível de influência que esses dois fatores exerceram sobre eles ao decorrer das rodadas do jogo, verificando possíveis relações entre esse nível e o resultado das empresas ao final da simulação. Para isso, foram aplicados questionários a representantes das seis empresas participantes. Os resultados mostraram que a maioria das empresas que disseram ter sofrido pouca influência dos aspectos que enviesam decisões também foram as que apresentaram melhor colocação no jogo.

Biografia do Autor

Miller Jose Vargas Gonzaga, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense - UFF, e graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2011). Trabalha, desde 2008, no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras, na área de suporte à manutenção de telecomunicações.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

GONZAGA, Miller Jose Vargas. A Influência da Racionalidade Limitada e do Oportunismo em um jogo de Empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 6, n. 1, 2017. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/191. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados