O Planejamento de Gestão das Empresas Simuladas e o Aprendizado Vivencial nos Jogos de Empresas

Autores

  • Letícia Lopes T. de Lima Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Planejamento, Jogo de Empresas, Pesquisa Aplicada

Resumo

O artigo objetiva estudar a relação existente entre aprendizagem vivêncial e o desempenho
dos planejamentos realizados pela empresa simulada Multi Tech. Para o estudo foram
usados com referenciais teóricos os conceitos de Planejamento, Balanced Scorecard e Jogos
de Empresas Simuladas. O método utilizado para o estudo foi a pesquisa científica descritiva,
através de um estudo de caso da empresa simulada Multi Tech. Os resultados obtidos
demonstraram que apesar das decisões da empresa não corresponderem exatamente ao
planejamento quantitativo, mesmo depois de uma vivência maior no jogo, o aprendizado
acumulado permitiu que os objetivos da empresa fossem alcançados independentemente da
necessidade de mudança das ações, em função de forças macroambientais.

Downloads

Publicado

2014-10-08

Como Citar

LIMA, Letícia Lopes T. de. O Planejamento de Gestão das Empresas Simuladas e o Aprendizado Vivencial nos Jogos de Empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/202. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados