Utilização do método de análise Dupont para mensuração de desempenho de empresas simuladas

Autores

  • Jessiane Aparecida Oliveira Cunha Universidade Federal Fluminense
  • Gabriela Costa Dias Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Jogo de Empresas, Laboratório de Gestão, Gestão Financeira.

Resumo

O presente trabalho aborda os dilemas na formação em Administração, com uma perspectiva tradicional de métodos de ensino voltados para exposição, e como as novas técnicas podem preencher as lacunas nesta formação. Visando saber se a utilização de métodos financeiros, em uma empresa simulada, pode promover melhoria em seu desempenho, esta pesquisa tem o objetivo de apresentar um ambiente educacional integrador, como alternativa na educação, que combine os métodos educacionais como a aprendizagem vivencial (os Jogos de Empresa), a aprendizagem baseada em problemas e os estudos críticos em gestão. Para isto, a metodologia deste ensaio contará com uma revisão bibliográfica que abordará o próprio conceito de Jogos de Empresa, Gestão Financeira, o Modelo Dupont, Faturamento e Lucro e pretende-se utilizar como estudo de caso a empresa simulada JotAG S/A, pesquisa descritiva, análises documentais e cálculos específicos. Espera-se que os resultados obtidos demonstrem se é possível desenvolver melhorias na gestão financeira de uma empresa simulada a partir de métodos financeiros. Por fim, conclui-se mostrando as melhorias observadas que, apesar de terem sido em uma empresa simulada, acredita-se em seu potencial para tratar de problemas em empresas reais e que o Laboratório de Gestão representa uma alternativa ao processo de ensino-aprendizagem, aliando vivência do processo gerencial, capacidade analítica e problematização de casos na gestão, cuja contribuição foi mostrar um mapa conceitual de sua utilização.

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Como Citar

CUNHA, Jessiane Aparecida Oliveira; DIAS, Gabriela Costa. Utilização do método de análise Dupont para mensuração de desempenho de empresas simuladas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/217. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados