O efeito das habilidades empáticas do líder na gestão das empresas simuladas
Palavras-chave:
Jogos de empresas, empresas simuladas, liderança, empatia e habilidades empáticas.Resumo
O objetivo do presente artigo é expor a influência do líder na gestão das empresas participantes de um jogo de empresas, além de mostrar um estudo teórico reflexivo sobre as habilidades empáticas desenvolvidas por estes líderes e seus possíveis impactos nos resultados das empresas simuladas. A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória-descritiva e foi realizada utilizando-se a revisão bibliográfica, bem como um levantamento das características dos líderes em questão, com o intuito de proporcionar maior entendimento do assunto pelos alunos de Administração, através dos Jogos de Empresas. A empatia de um líder e a forma como ele a utiliza no dia-a-dia em prol da gestão da empresa da qual faz parte, é um conceito valioso no que tange ao desempenho da empresa, haja vista, que questões emocionais, cada vez mais, interferem nos processos envolvidos em uma organização. Este estudo visa identificar, características dos líderes das empresas simuladas, através da opinião das equipes sobre eles, a fim de analisar se há relação com os perfis apresentados, a gestão da empresa e os resultados obtidos por estas no jogo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.