Estratégias funcionais e a colocação das empresas no ambiente de Jogo de Empresas
Resumo
Para sobrevivência no mercado, as empresas adotam estratégias que são formuladas de acordo com análises ambientais e, quando bem elaboradas, garantem vantagem competitiva para as organizações. As estratégias organizacionais desdobram-se em estratégias táticas ou funcionais, que são voltadas para cada departamento e são de curto prazo. Neste estudo utilizou-se o ambiente de Jogos de Empresas e analisou-se de que forma as estratégias funcionais das empresas mais bem colocadas igualam-se ou diferenciam-se em relação às empresas menos bem colocadas no mercado. Os métodos empregados foram de caráter qualitativo e quantitativo. No caráter qualitativo, realizaram-se análises descritivas dos resultados com base nos boletins setoriais. E quanto ao caráter quantitativo, foi realizado o cálculo de posicionamento das empresas no mercado. Concluiu-se com a pesquisa que as estratégias das empresas mais bem colocadas variam menos, as suas estratégias funcionais convergem em muitos aspectos. As empresas menos bem colocadas convergem em menos aspectos. As empresas com melhor posicionamento no mercado utilizaram da melhor forma seus recursos e capacidades, garantindo assim vantagem competitiva.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.