Mapeamento das Negociações em Jogos de Empresas: Uma Experiência Empírica Baseada em Método Ativo
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.8.1.259Palavras-chave:
Jogos de empresa, Aprendizagem vivencial, Negociações, Estratégias de negociação.Resumo
Os jogos de empresa têm sido cada vez mais utilizados como método educacional ativo, simulando as situações cotidianas vividas dentro do ambiente corporativo e trazendo estas para o ambiente virtual. Esse método tem trazido importantes resultados, pois cria o embasamento aos participantes desse método para tomadas de decisão simuladas, que condizem com a realidade corporativa. Esse trabalho busca, através de um estudo de caso, mapear os tipos de negociações utilizadas em uma simulação de jogos de empresa no ambiente acadêmico e demonstrar a importância do uso de estratégias de negociação durante as rodadas de simulação, com o intuito de obter-se um resultado consolidado e de construção de parcerias, aproximando-se do contexto corporativo.
Referências
FARIA,A. J.; HUTCHINSON, D.; WELLINGTON, W. J.; GOLD, S. Developments in Business Gaming A Review of the Past 40 Years. Simulation& Gaming. v.40, n. 4, p. 464-487, 2009.
KEYS, B.; WOLFE, J. The role of management games and simulations in education and research. Journal of Management.v. 16, n. 2, p. 307-336, 1990.
LEEMKUIL, H.; DE JONG, T. Adaptive Advice in LearningWith a Computer-Based Knowledge Management Simulation Game. Academy of Management Learning & Education. v. 11, n. 4, p. 653–665, 2012.
OLIVEIRA, M. A; SAUAIA, A. C. A. Impressão docente para aprendizagem vivencial: um estudo dos benefícios dos jogos deempresas. Revista RAEP -Administração: Ensino e Pesquisa.v. 12,n. 3, p. 355-391, 2011.
WANDERLEY, J. A. Negociação total:encontrando soluções, vencendo resistências, obtendo resultado.São Paulo:Ed. Gente, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.