Proposta de um Modelo Conceitual de Jogo de Empresas para Bancos Comunitários

Autores

  • Eduardo de Lima Pinto Carreiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.8.1.262

Palavras-chave:

Jogos de Empresas, Bancos Comunitários, Modelo Conceitual.

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo conceitual de um Jogo de Empresas voltado para Bancos Comunitários de Desenvolvimento. A pesquisa de cunho exploratório foi realizada por intermédio do levantamento de trabalhos científicos sobre o tema Bancos Comunitários e Jogos de Empresas. De posse dos dados acadêmicos e sites referência nos temas, desenvolveu-se um modelo conceitual simplificado com: (1) variáveis de entrada; (2) processamento de dados; (3) indicadores de resultados; e (4) dinâmica do jogo. Foi possível desenvolver um modelo conceitual simplificado de jogos de empresas para Bancos Comunitários e verificar a relevância do estudo, dado que, não existem trabalhos que relacionam os princípios de jogos de empresas aos conceitos de Bancos Comunitários.

Biografia do Autor

Eduardo de Lima Pinto Carreiro, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF) na modalidade profissional. Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Com produção especializada na área de Gestão de Projetos, Aprendizagem Vivencial e Jogos de Empresas. Atualmente é professor substituto na graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Gestão Simulada (LAGOS) da Universidade Federal Fluminense e coordenador de tecnologia do Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI).

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

CARREIRO, Eduardo de Lima Pinto. Proposta de um Modelo Conceitual de Jogo de Empresas para Bancos Comunitários. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 8, n. 1, 2017. DOI: 10.20401/lagos.8.1.262. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/262. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados