Análise dos Efeitos do Desenvolvimento de Produto na Cadeia Produtiva de Eletrônicos: um estudo aplicado num jogo de empresas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.10.1.324Palavras-chave:
Posicionamento Estratégico, Desenvolvimento de Produtos, Cadeia de Valor, Jogo de Empresas, Vantagem CompetitivaResumo
Neste trabalho foi realizado um estudo de caso sobre uma empresa participante de um jogo de empresas em ambiente laboratorial, teve por objetivo analisar os resultados obtidos com a estratégia de desenvolvimento de um novo produto praticado por uma das empresas na obtenção de vantagem competitiva. Para um melhor entendimento sobre o contexto do estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre os temas: Posicionamento Estratégico, a fim de entender os meios de como uma empresa pode se posicionar no mercado para obter vantagem competitiva; Desenvolvimento de Produto, ilustrando as etapas para a criação e meios de medir o desempenho de um novo produto. Cadeia de Valor, com objetivo de demonstrar que o conjunto de atividades realizadas pela empresa pode ser um fator para obtenção de vantagem competitiva; e Jogos de Empresa: para entender como funciona um jogo de empresas e a sua importância como ambiente laboratorial. Este estudo teve como coleta de dados o levantamento documental, a partir das decisões tomadas pelos participantes, os resultados e relatórios gerados pelo jogo de empresas. Foi realizada uma análise qualitativa que descrevem a evolução comparativa de indicadores operacionais, mercadológicos e financeiros nos períodos em estudo. O estudo evidenciou a influência do
desenvolvimento do novo produto na obtenção de vantagem competitiva frente à concorrência, assim como a importância da contribuição do novo produto em relação ao portfólio da empresa. O estudo utilizou-se de análise qualitativa dos dados e limitou-se a utilização apenas do lucro para comparação entre as empresas. O mesmo pode auxiliar os discentes de disciplinas laboratoriais para a construção do seu aprendizado em gestão.
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